sábado, 20 de abril de 2013

Hellraiser: Inferno - A descida de um tira corrupto ao seu inferno pessoal.


Ao encontrar o dedo decepado de uma criança em uma macabra cena de homicídio, tira corrupto (Craig Sheffer) fica obcecado em descobrir a identidade e o paradeiro do menininho. À medida que o policial avança nas investigações e se aproxima da lenda de uma criatura chamada Engenheiro, que teria sido responsável pela abdução da criança cuja identidade se desconhece, os seus informantes começam a aparecer mortos, e mais dedos do menino são encontrados em cada uma destas novas cenas. Todo passo somente o leva a mais incertezas e novas revelações, a mais significante delas, o fato de que a existência do Engenheiro está ligada à dos cenobitas, os seres masoquistas invocados através da manipulação da configuração da lamentação, criaturas que prometem novos e sensacionais prazeres, através da aplicação das mais atrozes humilhações e impensáveis sofrimentos. Ao procurar a ajuda do psicólogo da força policial (James Remar), o protagonista descobre que a existência do Engenheiro no submundo remonta há décadas, tendo levado outros policiais que haviam procurado rastrear a fonte deste mito à loucura ou morte. Cace o Engenheiro, e o Engenheiro virá caçar você, um dos informantes avisa ao tira, e não podia estar mais certo. Logo, não apenas o protagonista, como também a família passam a ser assediados por acontecimentos sobrenaturais cada vez mais inexplicáveis e ameaçadores.

Excelente filme de horror psicológico, dirigido por Scott Derrickson, que já aqui chamava a atenção pela habilidade em conduzir suspense, e posteriormente veio a dirigir produções maiores e mais ambiciosas, tais como o recente A Entidade, com Ethan Hawke. Muito embora tido como uma das continuações do filme original de Clive Barker Hellraiser Renascido do Inferno, no que diz respeito à fonte original, este suspense limita-se a reutilizar as criaturas imaginadas por Barker, ambientando-as em toda uma nova trama escrita por um novo autor (Paul Harris Boardman). Em termos de atmosfera e narrativa, muito lembra Alucinações do Passado (Jacob's Ladder), o filme de Adrian Lyne de 1989 com Tim Robbins. Em comum, seus protagonistas são pessoas atormentadas no dia a dia por visões e acontecimentos misteriosos, e quanto mais procuram por razões para as assombrações de que são vítimas, mais profundamente se metem em um beco sem saída. Boas atuações de todo o elenco, em particular do veterano James Remar, que rouba o filme em todas as (poucas) cenas em que surge. É dele, aliás, a melhor e mais arrepiante parte do filme, quando o protagonista procura pelo seu auxílio no consultório, e o personagem de Remar lhe conta que está familiarizado com a lenda do Engenheiro, e que outros policiais da força inclusive já tinham sido levados a suicídio por causa desta misteriosa figura do submundo. Mais tarde em sua filmografia, Derrickson voltou a criar novas cenas igualmente atmosféricas, envolventes apenas pela força do diálogo, como em A Entidade, quando, por telefone, em uma noite de tempestade, o protagonista interpretado por Ethan Hawke enxerga o grande esquema dos homicídios perpetrados por Bagul, ao conversar com um dos tiras do caso original. Os efeitos especiais de Gary Tunnicliffe também são dignos de nota, em uma interessante reinvenção de cenobitas antigos e a introdução de outros novos, tais como as sinistras e sensuais gêmeas.Hellraiser: Inferno é um segmento, um filamento da espinha dorsal bolada por Barker, sacramentada em celuloide nas formas de Hellraiser Renascido do Inferno & Hellraiser 2 Renascido das Trevas. O filme de Derrickson não goza da magia que tornou os dois primeiros obras-primas, mas reúne algum charme e procura caminhar com as próprias pernas. Mesmo atrapalhadamente, Hellraiser: Inferno ensaia seus passos.

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