segunda-feira, 18 de maio de 2015

Corrente do Mal ("It Follows", 2014) O melhor filme de Horror americano de 2015 é uma atmosférica alegoria dos primeiros, mais aterrorizantes anos da pandemia global de um certo vírus que mataria mais de 30 milhões de pessoas.

Uma garota parece ver algo terrível, algo que somente ela consegue enxergar. A menina deixa a casa pela porta da frente e corre para o meio da rua do que parece ser um típico bairro americano de classe média, algo no fim do quarteirão a deixa em pânico. Perturbada demais para responder ao pai, que pergunta o que está acontecendo, ela apanha a chave do carro e parte. Agora está anoitecendo, e enquanto dirige, olha para trás, temerosa de que a Coisa que a apavorou no bairro e que ninguém mais viu esteja no seu encalço. Ela dirige até a uma praia. Em uma cena contundente graças `a solidão envolvida, nós a vemos desolada, sentada nas dunas, com o mar ao fundo, em um ponto deserto, ligando para o pai, pedindo desculpas por todas as vezes em que não o escutou ou não foi uma boa filha. Ela desceu do carro mas o deixou com o motor ligado, de modo a permitir que seus faróis iluminassem aquele trecho da praia. A menina sabe que vai morrer, e precisa se desculpar com a família. Quando olha em direção ao carro, enxerga uma figura misteriosa no banco do motorista. Na manhã seguinte, ela é encontrada morta na praia, as pernas quebradas em uma posição irreal.

O filme então nos apresenta `a protagonista do filme. Jay (Maika Monroe, na performance que provavelmente lhe valerá uma grande carreira no cinema) é uma adolescente aos seus 18, 19 anos. Ela está distraída na piscina, pensativa, quando uma vizinha a chama para assistir a um filme. Jay explica que não pode, pois logo mais encontrará Hugh, um rapaz boa praça por quem está caidinha. O mundo de Jay está para virar de cabeça para baixo, e o diretor sugere o perigo por vir ao mostrá-la observando um esquilo correndo sobre os fios de um poste aproximando-se de um passarinho. Claro que, `aquela altura, Jay nem imagina que seu mundo está para desmoronar. Ela ainda nutre sonhos sobre o primeiro amor, e aos 18, sua vida inteira a aguarda. Ao entrar em casa para se preparar para o cinema, somos apresentados a seus 3 melhores amigos, Paul, a irmã Kelly, e Yara. De frente ao espelho, Jay se veste e se penteia com muito esmero, para parecer linda para o pretendente.

O primeiro encontro é bastante revelador. Na fila para o cinema, eles conversam sobre quem gostariam de ser se lhes fosse dada a oportunidade de trocar lugares. Quando Hugh aponta para um menininho com os pais e diz que inveja a bênção de se ter toda a vida pela frente, ele revela indiretamente que anda deprimido. De fato, aos 20 e poucos anos, soa esquisito falar com nostalgia sobre o passado. Sentados em seus lugares `a espera do início da sessão, Jay diz que agora é sua vez, e pede que o pretendente adivinhe com quem ela trocaria de lugar. Uma moça de pé ao fim da galley chama a atenção de Hugh, e ele não hesita em apontar para a garota de amarelo. Ocorre que Jay não enxerga ninguém no corredor. Subitamente, Hugh fica lívido, e diz que não se sente bem. Jay & Hugh deixam o cinema apressados. Ela não suspeita de nada mais grave que não um mal-estar por parte do namorado. Logo descobrirá a verdade. Mais tarde, eles paqueram `a mesa de uma lanchonete. Nada muito íntimo acontece entre Hugh & Jay naquela primeira noite, mas sem dúvida há atração e a menina parece genuinamente interessada no rapaz. Os primeiros 10 minutos do filme nos mostram o talento do diretor David Robert Mitchell para sustentar atmosfera. "It Follows" tem como uma de suas forças a fotografia cheia de vida, e David Robert Mitchell sabe usar a máximo efeito céus nublados e calçadas espaçosas e diners e cinemas… O filme é uma delícia de se assistir, e mesmo quando pouco acontece, incute tremenda inquietação. 

Na manhã seguinte, Jay & Kelly caminham pela calçada do bairro, e ela comenta o primeiro encontro, o estado psicológico depressivo e tenso do rapaz tendo chamado sua atenção. Na segunda noite, Jay & Hugh finalmente ficam íntimos, e fazem amor dentro do carro, no estacionamento de um prédio que parece ser o de uma escola abandonada. Depois da intimidade no banco traseiro, os dois relaxam e conversam. Jay fica de bruços, tocando uma rosa com as pontas dos dedos, falando sobre o quanto o ato significou, quando Hugh chega insuspeito por trás e a bota para dormir com um pano molhado com clorofórmio. Em um primeiro momento, cremos que Hugh se revelará um estuprador ou coisa pior, se é que existe coisa pior, mas não é nada disso. Na verdade, Hugh não quer fazer mal a Jay, porém precisa colocá-la momentaneamente para dormir.

Quando Jay desperta, ela se vê amarrada a uma cadeira de roda. Inicialmente confusa, ela é consolada por Hugh, que pede para que se acalme e lhe dê a oportunidade de explicar melhor por que a prendeu. Ele pede desculpa e diz que não a machucará. De posse de uma lanterna, Hugh pede toda sua atenção, e começa a explicar: "Essa coisa… Ela vai te seguir. Alguém passou a coisa para mim, e eu a passei para você, no carro. Pode parecer com alguém que conhece ou um estranho. Qualquer pessoa que esteja se aproximando. Pode parecer com quem quer que seja, mas é uma Entidade só. Algumas vezes, penso que a Coisa assume a forma de alguém que você ama apenas para te machucar". Subitamente, Hugh lança um facho de luz ao estacionamento, e diz que já consegue enxergar a Coisa. Ele apanha a cadeira de rodas e coloca Jay na beirada do segundo nível, para que a moça veja a "Entidade" também. Jay não compreende: ela enxerga uma garota aparentemente comum, sem roupas, com um olhar muito vago, caminhando a passos lentos em direção ao prédio. No ouvido de Jay, Hugh suplica "Apenas durma com outra pessoa e passe a praga adiante, que se verá livre. Se a Coisa te pegar e matar antes, então ela volta a me atormentar. Passe a Coisa adiante!". A visão daquela garota nua e apática surgindo entre as colunas do segundo piso abandonado avançando lentamente em direção a Jay a deixa mortificada. Ela pergunta o que a garota quer, porém não recebe uma resposta sequer. A Coisa simplesmente caminha em sua direção sem oferecer motivos ou explicações. Não há respostas, apenas a certeza que Jay sente nas entranhas que se a "Entidade" colocar as mãos em seu corpo, causará toda sorte de violência até matá-la. Hugh explica que só está fazendo aquilo para que Jay compreenda que não se trata de um joguinho. A maldição é muito real. Finalmente, quando a menina se encontra a poucos metros de Jay, Hugh apanha a cadeira de rodas e trata de fugir daquela escola abandonada. "Nunca entre em um lugar com uma saída apenas. A Coisa é muito lenta, mas obstinada", ele vai orientando enquanto a empurra.

Paul, Kelly & Yara estão se distraindo com um jogo de cartas no alpendre, altas horas da noite, quando Hugh encosta o carro no meio fio. Ele ajuda Jay a sair, e a deixa largada na calçada, arrancando com o automóvel antes que lhe possam perguntar o que houve. Ao verem-na em estado de choque, evidentemente pensam em estupro. Polícia e paramédicos são chamados. Para a surpresa geral, Jay conta que Hugh não lhe fez mal algum, e revela o lance da menina nua que apareceu no estacionamento. Os policiais perguntam se Jay sabe onde ele mora, mas Hugh costumava dizer que tinha vergonha da própria casa, então Jay jamais lhe perguntou novamente. Ela é levada ao hospital onde passa a noite, mas na manhã seguinte é liberada. Greg é o garoto vizinho da frente, e ele e a mãe assistiram `a comoção da noite anterior. Através de uma conversa entre a mãe de Greg e a outra vizinha, aprendemos que Hugh havia premeditado o esquema, pois até a casa onde afirmava morar havia sido alugada por uma temporada, e não havia mais sinal da passagem do rapaz pelo imóvel.

Jay procura retomar a vida, ainda bastante traumatizada pelos acontecimentos. No colégio, a professora lê um poema para os alunos. Distraída, Jay lança o olhar para fora da sala, para o campus muito amplo e cheio de prédios. Ela nota uma velhinha de camisola caminhando pelo gramado sem sequer ser notada pelos demais estudantes. A cena é particularmente enervante, pois curiosamente o poema lido na sala refere-se a Lázaro, aquele que voltou dos mortos. A idosa de camisola avança em direção `a janela, até que, assaltada pela certeza de que se trata da "Entidade", Jay pega os livros e deixa a sala. Nos corredores, a idosa ressurge vagando como um zumbi em direção a Jay. Ela tenta conversar, mas não há como barganhar com a Coisa. Se você não correr e A Coisa te apanhar, já era.

Ela visita Paul & Kelly no trabalho. Os irmãos trabalham em uma sorveteria. Angustiada, Jay fala sobre a visão da Coisa, mas os amigos não conseguem compreender o encontro aterrorizante. Paul a convida a passar a noite em casa, e Jay acha uma excelente ideia. Eles deixarão todas as portas trancadas e permanecerão de vigília caso algum visitante surja. Yara também aparece para dormir com o grupo. Na sala de estar, Paul dá início `a vigília. Comendo de um balde de pipocas, ele se acomoda no sofá para assistir a um filme e suportar a madrugada. Em determinado momento da noite, Jay desce as escadas queixando-se de insônia. Paul a convida a se sentar no sofá. Os dois trocam lembranças de quando eram menores. A conversa dá a entender que quando mais novos, Paul fora apaixonado por Jay.

Barulho de vidro quebrado deixa ambos sobressaltados. Ao investigar, Paul encontra a janela da cozinha quebrada, como se alguém tivesse atirado uma pedra do lado de fora e então sumido. Paul a deixa momentaneamente para chamar a irmã Kelly. Sozinha, Jay resolve espiar a cozinha, e o que encontra é uma visão de arrepiar. No início, ela observa apenas a silhueta de uma garota ordinária, mas ao se aproximar a invasora se revela melhor. Ela veste apenas saia e meia, a meia em apenas um dos pés, e não tem os dentes da frente. A invasora aproxima-se com um olhar vago, e enquanto caminha, vai deixando o rastro de urina entre as pernas. Uma cena realmente perturbadora e surreal. Jay sobe as escadas quase tropeçando nas próprias pernas tamanho o medo. Ela se tranca em um dos quartos até que Paul & Kelly batem `a porta. Paul & Kelly vasculharam a casa, não encontraram sinal de coisa alguma, o que não é de se espantar, afinal a "Entidade" aparece apenas para as pessoas tocadas pela maldição. Jay chora e diz que há algo de errado em sua vida. Quando eles escutam uma batida seguida por uma voz feminina, relutam em abrir, mas descobrem se tratar de Yara. Repentinamente, logo atrás de Yara, Jay enxerga um homem muito alto e magro, praticamente um gigante, ganhando o corredor a passos rápidos para buscá-la. A "Entidade" assume formas cada vez mais agressivas em bizarrice. Ela salta pela janela aos gritos e foge, para o choque dos amigos, que nada conseguem ver.

`Aquelas horas, Greg está namorando fora de casa, dentro do automóvel de uma garota, ambos fumando cigarros e relaxando. Ele vê quando Jay salta pela janela, monta na bicicleta e foge. Jay nem sabe para onde ir, mas acaba parando no parquinho. Ela se senta no balanço, e espera que a "Entidade' venha logo pegá-la. A Coisa não surge, mas a turma não custa a aparecer. Até então ignorante quanto ao drama na vida de Jay, Greg também se junta ao grupo no parquinho, e aprende sobre o que está se sucedendo. Jay crê que somente encontrará as respostas quando rastrear Hugh. O ex-namorado lhe deve explicações. Greg chama os demais para entrar no carro, e eles partem pela madrugada com a missão de encontrar o velho endereço do Hugh. Aqui, assim como em tantos outros distintos momentos de "It Follows", as estrelas são trilha sonora & fotografia. A melodia muito enervante apenas realça as imagens das vias bem largas e calçadas vazias do centro de Detroit, no curso da madrugada. Há muito tempo desde que vi a "w Delta z" não assistia a algo tão propriamente atmosférico.

Hugh não morava na residência indicada conforme se acreditava, apenas a alugara enquanto não resolvia a questão da "Entidade", ou melhor, enquanto não passava a maldição para outra pessoa e "tirava o dele da reta". O interior revela a paranóia com que esse cara teve de conviver enquanto lidou com o assédio da Coisa, tendo pendurado garrafinhas como apanhadores de sonhos, de modo a acusar qualquer movimentação dentro da residência pelo tilintar das latas. No andar de cima, Paul encontra sob o colchão várias revistas de mulheres peladas. As capas sugerem revistas dos anos 80, talvez 1988, 1989, mas jamais temos certeza. Entre as páginas de uma daquelas edições, Paul encontra a foto de "Hugh" com uma moça. Se prestarmos atenção, perceberemos que a menina da foto é a mesma que vimos no início do filme, a garota que fugiu para a praia e ali foi morta pela "Entidade". Parece seguro afirmar que ela foi o "Paciente Zero", tendo passado o mesmo trágico destino para o namorado, "Hugh". Quando Jay e os amigos pedem informações na coordenação e solicitam os livros com as fotos dos formandos dos últimos anos, encontram uma foto do rapaz, e, pasmem, "Hugh" na verdade é um cara chamado "Jeff". Até mesmo quanto ao nome ele mentiu, para se aproximar de Jay sem levantar suspeitas e conseguir sua confiança, de modo a passar a maldição para a frente e desaparecer facilmente.

Agora que a turma tem o verdadeiro nome do rapaz, eles partem para prestar uma visita a Jeff. Dentro do carro, há um momento em que Greg toca Jay no ombro de uma maneira carinhosa. Paul parece incomodado, uma pequena prova de seus verdadeiros sentimentos por Jay. Eles são recebidos pela mãe do Jeff. O rapaz aceita conversar, e eles se sentam no gramado para que o rapaz explique melhor a natureza do mistério. Assim como Jay, ele não sabe por quê ou onde o lance da maldição começou. Ele apenas "ganhou a Entidade de presente" da garota e passou adiante. Apesar de a Coisa ter deixado de persegui-lo, Jeff ainda consegue vê-la ocasionalmente. Greg hesita em acreditar. Jeff se desculpa para Jay, e diz que sua intenção jamais fora machucá-la. Mesmo hoje, Jeff ainda lida com o trauma da situação. Quando uma moça atravessa o gramado segurando uma bola de basquete a caminho da quadra, ele aponta para a menina e pergunta se a turma a enxerga também. Claro que eles a veem, não se trata da Entidade… Ainda.

A família de Greg tem uma bela cabine na praia, e o garoto sugere que passem uma noite no lugar, pois oferece a privacidade para que discutam o plano para vencer a maldição. É noite, e Jay parece entristecida e calada, nos braços da amiga no banco detrás. Kelly pergunta se Jay não pensa em passar a maldição adiante para se livrar, mas a menina nada diz. Eles preparam a casa para que acuse qualquer intromissão, pendurando latinhas nas portas e janelas. Na primeira noite, nada acontece, e conseguem dormir em paz. Na manhã seguinte, Greg pega a arma de fogo da família para ensinar Jay a atirar. Eles praticam tiro com latas velhas. Sentados `a beira do mar, eles espairecem tomando latinhas de cerveja, quando o aterrorizante poltergeist acusa presença, puxando os cabelos de Jay. Para os amigos, é como se uma força invisível a estivesse suspendendo  no ar pelo cabelo. Pela primeira vez, o fenômeno interagirá com o restante da turma, pois quando Paul tenta acertar o poltergeist com uma cadeira, é atingido por um coice que o faz voar longe.

As meninas e Paul correm da "Entidade". Greg, que havia ficado para trás, parte no encalço da turma. Eles se refugiam dentro da casa dos barcos, e Jay apanha o revólver. Ela afasta a porta da casa e abre fogo contra a "Entidade". A menina parece ser atingida no pescoço e vai ao chão, mas logo se levanta, como se nada tivesse acontecido, avançando com aquele mesmo olhar indiferente e aterrorizante. Jay e a turma se trancam, e pela janelinha, a garota vê quando um gigante passa momentaneamente ao lado: a "Entidade" já mudou de forma, antes a menina, agora o gigante magrelo que Jay encontrou previamente dentro da casa de Paul & Kelly. A porta é arrebentada a golpes invisíveis, e quem enfia a cabeça para dentro é um moleque com dentes enormes, outra novidade do "canivete suíço" de imagens bizarras da "Entidade". Jay foge pelo outro lado, e de posse da chave, arranca com o carro. Tão aterrorizada em sua fuga pela estrada da praia, não percebe que uma camioneta está dando a ré. Jay desvia no último segundo, o carro é lançado em um milharal, e ela desmaia.

Jay sofreu algumas concussões. Quando desperta, vê-se no hospital cercada pelos amigos. Ao escutar passos no corredor, se sobressalta, imaginando tratar-se da Coisa. Apenas uma enfermeira. A vida de Jay está perfilada de medo. Naquela mesma noite, Greg a visita e os dois se trancam. Eles mantêm relações sexuais, Jay supostamente se livrando da maldição e a passando ao rapaz, que desde o início não acreditou muito na história e se dispôs a dar esse passo para ajudá-la. Greg volta `a vida normal, e o vemos interagindo normalmente com as meninas da escola. 3 dias se passam, e quando Greg a visita no hospital, conta que até agora nada o tem perseguido. Ele crê que a maldição finalmente foi posta para descansar. Jay tem uma manhã normal na piscina, e dentro de casa nada incomum acontece. Greg visita a turma, e novamente diz que até agora, passados poucos dias, o fenômeno ainda não se manifestou.

`A noite, contemplativa `a janela, Jay se distrai observando a tranquilidade no quarteirão, quando sorri ao enxergar Greg aparentemente realizando uma caminhada noturna pelas calçadas. Quando "Greg" bate `a porta e depois arremessa uma pedra contra a janela para entrar "na marra", ela percebe que não se trata do rapaz, mas da Coisa, que assumiu a forma do próprio. Em vão, Jay tenta avisá-lo, a ligação caindo na caixa postal. Desesperada para avisar o amigo, ela atravessa a rua e entra na casa para tentar chegar a tempo. Na melhor, mais memorável cena do filme, ela dá de cara com a mãe de Greg, a forma assumida pela "Entidade", batendo `a porta do filho. O rapaz abre a porta, insuspeito, e encontra a mãe ali na sua frente, com um olhar incompreensível, a camisola aberta de forma a revelar parte de um dos seios. Ele não tem tempo de processar o que está acontecendo, pois a "Entidade" salta sobre o rapaz e o domina com facilidade. No corredor, muito chocada, Jay custa a reagir. Da porta aberta, clarões semelhantes a eletricidade emanam de dentro do quarto. Ao vencer a surpresa e se aproximar para ver o que houve, Jay enxerga a "mãe" de Greg montada sobre o corpo do rapaz desacordado, como que o violando sexualmente. A cena é filmada como um encontro romântico e sensual, mas quando a câmera se aproxima e mostra a forma como ela segura o seu braço, entre uma porção de detalhes sórdidos, fica claro que a "Entidade" está consumindo a vítima. O poltergeist não apenas drena a vida de seus portadores, ele os mata da forma mais cruel possível. Ao assumir a forma da mãe para atacá-lo e possui-lo sexualmente, a Coisa parece fazê-lo apenas para adicionar injúria `a ferida, tornando a experiência ainda mais emocionalmente dolorosa. A cena em que Greg é abusado sexualmente e consumido não me pareceu estranha, até que eu finalmente me lembrei de um filme amedrontador que assisti quando criança, "A Casa das Almas Perdidas", a história verídica de uma família americana perseguida implacavelmente por fenômenos parecidos. Há uma cena em que o pai está assistindo `a televisão na sala de estar, na calada da noite, quando o fenômeno subitamente se materializa como uma mulher e o assalta, "montando" sobre seu corpo para estuprá-lo. Pela dinâmica do ataque e o uso de luz que emana como ondas, a forma como David Robert Mitchell filma a morte de Greg remete `a cena de "A Casa das Almas Perdidas". O "estupro" de "It Follows", no entanto, vai mais além, direto na jugular, pois realça a brutalidade com um corrompido senso de erotismo.

Jay foge no carro, e ainda consegue enxergar a Coisa deixando a casa, caminhando para o meio da rua. Agora que Greg está morto, ela voltou `a estaca zero. Acolhida pelas amigas Kelly & Yara, Jay é acordada na manhã seguinte por batidas na porta. Ela e Paul têm uma conversa privada, quando o rapaz fala sobre seus sentimentos. Ele sempre fora apaixonado por Jay. Ao olhar casualmente a uma foto da garota na piscina do ginásio, ele tem uma ideia. Agora que nada mais tem a perder, todas as sugestões são bem vindas por Jay. A turma preparará a piscina do ginásio abandonado para "eletrocutar" o poltergeist. A ideia faz sentido: Jay deve atrair o fenômeno para dentro da piscina. Os amigos estarão presente. Ela deve subir as escadas a tempo, deixando a piscina o mais rápido possível, quando a turma arremessará uma variedade de eletrodomésticos ligados `as tomadas dentro d'água, criando o curto circuito que supostamente colocará um ponto final `a maldição. Quando deixa a casa para se preparar para invadir o ginásio com os amigos, Jay ainda enxerga, sobre o telhado, um homem nu a encarando.

Eles preparam a piscina para a guerra, os eletrodomésticos - luminárias, televisores, abajur - na borda, prontos para serem arremessados para dentro. Jay veste um maiô preto e mergulha na piscina, enquanto os amigos ficam `a espreita, só aguardando que a Coisa dê as caras. O fenômeno toma a forma ideal para abalar a garota, aparecendo como seu falecido pai. Os amigos nada enxergam, todavia quando a Coisa começa a erguer as luminárias e coisas para atirar em Jay, a turma fica boquiaberta ao enxergar todos aqueles itens "flutuando" no ar. Paul pega o revólver dentro da mochila, e grita para que Jay aponte para onde enxerga a "Entidade". Ela precisa mergulhar para escapar das coisas atiradas pelo poltergeist. Kelly arremessa um lençol que acaba por acusar a silhueta da Coisa. Paul faz mira e atira certeiro. A "Entidade" cai dentro da piscina, mas antes que Jay salte para fora, consegue segurar a garota pelo pé. Atingida por mais um tiro, a Coisa a deixa escapar, e Jay é puxada para a segurança da beirada.

A turma parece ter momentaneamente derrotado a "Entidade", mas não se sabe se voltará. Paul & Jay fazem amor, o garoto disposto a trazer a maldição para si de modo a livrá-la em definitivo. O problema com Greg fora que apesar de ter "assumido a bronca", ele não fora diligente, e ao se deixar ser morto, a Coisa voltou a atormentar a menina. Paul será mais cuidadoso. Depois da relação, eles conversam no sossego do quarto, enquanto chove muito do lado de fora. Ao voltar para casa, Paul observa duas meninas ao passar com o automóvel pela esquina, e podemos até imaginar o que se passa em sua cabeça, certamente considerando se se tratam de duas garotas ou a Coisa tomando forma. Paul & Jay se envolvem romanticamente e se tornam namorados. É a manhã de um novo dia, e embora passeiem de mãos dadas e com expressões aliviadas, bem atrás e distante na calçada, pode-se enxergar a figura de um rapaz acompanhando o casal. Pode ser um menino da vizinhança apenas passeando pelo bairro, ou a "Entidade". O que há de tão horrível na maldição é que nunca se sabe...

Apenas muito raramente testemunhamos o surgimento de talentos fora de série em filmes que realmente fazem a diferença e reinventam estilos, e que mesmo lançados independentemente, merecem tantos elogios que acabam por vencer suas limitações para se tornarem blockbusters. Eu poderia citar muitos exemplos mas nada seria mais emblemático do que mencionar o clássico com que "It Follows" guarda impressionantes semelhanças, "Halloween", de John Carpenter. Antes que "It Follows" merecesse elogios da crítica especializada, foi o pequeno suspense de John Carpenter rodado em 1978 a um custo simbólico que estabeleceu as fundações para que quase quarenta anos mais tarde o cineasta David Robert Mitchell revisitasse o formato para criar seu próprio clássico "It Follows".

Quando um jovem cineasta resolve fazer um filme fazendo referência aos clássicos do passado, o resultado varia pela imprevisibilidade. Enquanto James Wan, o magistral diretor de "Invocação do Mal", conseguiu conciliar seu estilo e personalidade com o apelo de público, produzindo dividendos impressionantes nas bilheterias, outros diretores, como Rob Zombie & Ti West, têm encontrado muitas dificuldades para traduzir seus excitantes pontos de vista em dividendos financeiros. Embora talentosíssimos mestres do Horror, Rob Zombie & Ti West ainda procuram refinar seus olhares de modo a conseguir alcançar o tipo de sucesso que lhes daria carta branca para que rodassem coisas ainda mais grandiosas e excitantes. Levando-se em conta o retorno financeiro baseado exclusivamente nos elogios ao pé do ouvido e burburinho causado pela passagem nos festivais, parece-me que o diretor David Robert Mitchell não apenas criou algo diferente e encantador, sua visão também foi generosamente abraçada pelo grande público, que há muito não via algo semelhante. Depois do sucesso de "It Follows", resta esperar e ver se ele conseguirá fazer a mesma transição de James Wan, de filmes pessoais para grandes blockbusters dotados de personalidade.

Sempre me pareceu que há uma maneira certa para se assistir a um excitante filme de Horror. Se existe algo que mereça ser visto no escurinho do quarto, preferencialmente com o sossego que somente se encontra às horas mais adiantadas da noite, vocês não precisam procurar mais, "It Follows" é sua pedida. Assistir ao filme os levará de volta a um tempo em que o gênero valorizava atmosfera pelo minimalismo, e dependia de muito pouco para dar o recado. São muitas as maneiras com que "It Follows" & "Halloween" se parecem, mas discorrer somente sobre suas semelhanças poderia estigmatizá-lo como uma "sessão nostalgia", um equívoco, pois apesar de acenar para os clássicos que vieram anteriormente, dá uma polida e aperfeiçoa os elementos que nos fizeram amá-los, os clássicos, em primeiro lugar. Não se pode falar sobre "It Follows", todavia, sem revisitar o suspense de Carpenter, e refrescar a memória para que nos lembremos de todas as coisas de "Halloween" que deixaram saudade.

No filme de Carpenter, um menino de 6 anos esfaqueia e mata a irmã mais velha, no Dia das Bruxas do ano de 1963. 15 anos mais tarde, ele escapa do hospital psiquiátrico e volta para a cidadezinha de Haddonfield. O filme se passa no curso de uma noite, o Dia das Bruxas, quando o assassino aterroriza uma jovem chamada Laurie (Jamie Lee Curtis) e suas amigas,  enquanto o psiquiatra Dr. Loomis (Donald Pleasence), o homem que mais conhece sua mente perturbada, corre contra o tempo para impedir que ele deixe um novo rastro de matanças. Sucesso absoluto de bilheteria, tendo rendido ao estúdio 70 milhões de dólares frente a um custo de apenas 300 mil, "Halloween" deu origem a uma infinidade de imitações e transformou a atriz Jamie Lee Curtis em estrela. Lançado ao cruel teste do tempo, "Halloween" provou-se um vencedor mesmo tantas décadas desde sua estreia, sendo considerado pelo Chicago Film Critics Association o 3˚ filme mais apavorante de todos os tempos. Após tantas continuações, é fácil incorrer no pecado de desmerecê-lo, contudo quem estiver disposto a revisitar o primeiro, o original, de 1978, estará se permitindo redescobrir um dos suspenses mais tensos e originais de todos os tempos. Aqueles que guardam uma recordação mais cristalina do filme de John Carpenter provavelmente compreenderão a minha análise melhor. Se os amigos não se lembram do primeiro, antes de assistirem a "It Follows", não deixem de conferir o suspense de John Carpenter. Acreditem, mesmo diferentes, os dois filmes parecem obra de uma mesma mente!

Não obstante as pessoas amarem-no ("It Follows") pelas mais diferentes razões, uma constante nas análises que tenho lido refere-se ao sentimento de nostalgia que o diretor David Robert Mitchell impõe a seu filme. Amantes do gênero Horror que tenham uma certa idade conseguirão enxergar melhor os elementos com que Mitchell comunica o saudosismo que permeia a história do começo ao fim. A trilha sonora de uma obra pode ser considerada sua alma, prova disso o fato de nos lembrarmos imediatamente de nossos filmes mais queridos pelas suas melodias, por exemplo as tristíssimas trilhas sonoras compostas por Ennio Morricone para "Nuovo Cinema Paradiso" & "Malena"& "Lolita"& "Love Affair". Em uma época em que trilhas sonoras soavam exclusivamente orquestrais, Carpenter criou um novo estilo através do uso de teclados e sintetizadores eletrônicos com batidas lentas e ritmadas, o que revestiu suas histórias de um senso de angústia e inexorabilidade quase claustrofóbico. Como sei que não conseguiria explicar as diferentes emoções que a trilha sonora evoca, eis um trecho da tétrica melodia composta pelo próprio Carpenter:


Todos os direitos autorais reservados a Varese Sarabande. O uso da faixa é para efeito meramente ilustrativo da resenha.
"It Follows" não perde tempo ao apresentar logo de cara um estilo de trilha fortemente influenciado pelos teclados e sintetizadores, assinada por Rich Vreeland. O compositor parece ter expandido o potencial da revolução de Carpenter. Não obstante a melodia de "Halloween" possa soar como música de uma nota só, principalmente quando esticada ao longo do filme, Vreeland cria um conjunto de derivadas enriquecedoras. Ora triste, ora arrepiante, a música de Vreeland expande o leque de emoções, até porque composta quase 40 anos após o filme de Carpenter e portanto com muito mais recursos. "It Follows" está permeado de melodias marcantes e contundentes, em grande parte diretamente responsáveis pela expectativa dos momentos mais calmos e contemplativos, e pelo Horror absoluto que emana dos encontros de Jay com a "Entidade". Abaixo, segue um trecho da trilha sonora. Os amigos certamente poderão perceber as semelhanças entre as batidas:
Todos os direitos autorais reservados a Milan Records. O uso da faixa é para efeito meramente ilustrativo da resenha.
O metabolismo dos dois filmes também coincide em termos de ritmo de desenvolvimento. Apesar de tétricos e angustiantes, nenhum dos dois ficou notório por ação absoluta ou ininterrupta. Ao contrário, as pessoas que não os apreciam costumam rotulá-los de chatos justamente por lhes faltar a característica da montagem cinética tão apropriada a épicos grandiosos de super-heróis, por exemplo. Quando disse que "It Follows" mais agradará as pessoas mais velhas que portanto tiveram a oportunidade de assistir a coisas como "Halloween" em VHS, é porque o diretor David Robert Mitchell corteja a todo instante referências a uma época em que suspenses sabiam como muito sutilmente incutir medo, genuíno medo, com pouquíssimos, simplistas e eficientes recursos.

Não há nada mais horripilante que a ideia de um monstro que avança em sua direção implacavelmente, sem pressa alguma para colocar as mãos sobre você. Pessoas guardam distintas recordações do primeiro "Halloween", mas quando eu o vi pela primeira vez, quando criança, me recordo que o elemento que permaneceria na minha cabeça anos por vir foi a imagem de seu monstro, o psicopata de máscara branca avançando em direção `a protagonista com a tranquilidade que sequer lhe permitia correr. Ele caminhava calma e obstinadamente, e por mais que o cobrissem de tiros, seguia marchando, como imagens de um pesadelo absolvido de lógica. Há algo de bastante inquietante na maneira como Carpenter apresenta o seu "monstro", um senso de inevitabilidade angustiante que somado `a trilha composta pelo próprio diretor nos faz continuar pensando no filme muito tempo depois de o termos visto. Em "It Follows", a aproximação vagarosa da "Entidade" transforma a espera em uma angustiante e prolongada perseguição que dura do começo ao fim. O fato de a Coisa não correr para alcançar sua presa apenas reforça a tese de que uma vez que você foi tocado pela maldição, não adianta correr ou espernear, querendo ou não, trata-se de uma questão de tempo até que sucumba a seus mistérios. Não apenas a marcha dos dois monstros se assemelham, ambos matam desprovidos de quaisquer emoções ou motivações, máquinas de matar indiferentes a tentativas de barganha, tão despolitizadas quanto um vírus (mais sobre minha comparação depois).

A maneira como o Mal é representado pode determinar de cara se você terá ou não um filme instigante. As produções maiores dão um tiro no pé ao retratar o Mal da maneira mais extravagante possível, cortesia dos efeitos especiais de ponta. Esquecem-se de coisas marcantes como por exemplo a "Sadako" de "Ringu". Tudo de que Hideo Nakata precisa para incutir puro medo é de uma voz ao telefone e uma menininha cujos cabelos compridos sempre cobrem a frente do rosto. Também parecem não ter aprendido a lição do mestre  Clive Barker com seus cenobitas em "Hellraiser", os seres misteriosos charmosos pela enorme melancolia, vestidos em surreais trajes fetichistas de couro, estilo sadomasoquista "bondage". David Robert Mitchell não apenas homenageou os clássicos do passado como provou seu amor pelos mestres que vieram anteriormente, dando `a "Entidade" um ar de mistério que cria imagens verdadeiramente macabras em suas peculiaridades. O coração quase vai `a boca de susto em cenas como quando Jay vê a moça desdentada urinando na saia dentro da cozinha, ou quando Greg abre a porta para a macabra imagem da mãe, de camisola, com um olhar ilegível, na verdade mais uma das muitas formas assumidas pela "Coisa". O diretor não precisou de efeitos para criar as representações da "Entidade". Quando a vemos, nós a enxergamos como uma moça desdentada, ou uma criança, ou uma mulher exibindo sensualmente um dos seios. Detalhes como o olhar distante e perdido, o fato de na maioria das vezes estarem despidos e a marcha lenta operam o milagre que os efeitos especiais apenas avacalhariam.

Em sua imprecisão de tempo, "It Follows" também foi impecavelmente ambientado. Ao término do filme, não podemos realmente afirmar o período em que se deu a história, que tanto pode ter ocorrido nos anos 80, quanto nos 90, quanto na década de 2000. Filmado em Detroit, sobre o filme pesa a atmosfera pesada concebida pela fotografia opressiva e cinzenta. Há instantes propositalmente criados para nos desconcertar, porque carros, penteados e figurinos sugerem o final dos anos 80, talvez início dos anos 90 como o provável cenário para o desenrolar dessa história de Horror. Eu me recordo de quando tinha 11 anos e assisti a "Rocky V" (foto) nos cinemas, no começo de 1991. A sinopse era a de que depois de voltar da Rússia como herói, após ter vencido Drago, Rocky perde todo o dinheiro e se vê obrigado a voltar ao velho bairro com a família. As pessoas que assistiram ao filme sabe o que acontece. Ele se torna treinador na decadente academia deixada pelo velhinho que era seu manager, e acaba ajudando um jovem aspirante que ao se tornar o novo campeão mundial é manipulado por um promotor inescrupuloso para se voltar contra o próprio Rocky. Assistindo a "It Follows", me recordei bastante de "Rocky V" no que se refere a figurinos, fotografia, visual, carros, a batida de vida que pulsava na quase sempre nublada Filadélfia naquele "time frame" em particular, desta vez realocada para Detroit em "It Follows"… É como se David Robert Mitchell tivesse procurado recapturar um momento, revisitar o mundo preservado como o fora no início da década de 90. Não raras vezes, vemos televisores antigos exibindo filmes datados. No começo de "It Follows", quando Jay ainda está começando a conhecer Hugh, a sair com o pretendente, e o casal passeia no cinema, se prestarmos atenção na marquise do teatro, quando os dois deixam apressadamente o prédio, veremos que o filme em cartaz é "Charada", com Audrey Hepburn & Cary Grant, algo antigo que você jamais imaginaria interessar a jovens de hoje em dia. Ao me tocar do detalhe, imaginei que teria sido ainda melhor se David Robert Mitchell tivesse colocado "Rocky V" naquela marquise, porque então, ao menos indiretamente, o diretor estaria nos remetendo a 1990/1991, o período em que tudo deve ter ocorrido dentro da trama.

O diretor M. Night Shyamalan tentou algo semelhante no seu melhor filme, "Sinais". Poucas pessoas perceberam, mas "Sinais" parece se esforçar para criar um sentimento de alienação ao se recusar a fornecer uma referência de espaço & tempo, um expediente que assim como ocorre a "It Follows" estimula a sensação de se viver em uma fantasia, um mundo de irrealidade e sonhos, semelhantes a aqueles bem confusos que temos ao tirar o cochilo após o almoço. Em "Sinais", há uma brevíssima cena durante o segmento final em que o pastor, seu irmão e os filhos pequenos assistem ao telejornal, momentos antes da invasão do mundo por alienígenas. Se os amigos revisitarem o filme, e prestarem muita, muita atenção neste segmento em particular, observarão que as roupas, a fotografia, as matizes da imagem e a própria interpretação do ator que faz o jornalista parecem… Eu não imagino um termo melhor do que "incongruentes", como se repentinamente estivéssemos caminhando ao longo de um túnel do tempo para assistir a algo tão "vintage" que pareceria mais `a vontade em algo dos anos 60. Em termos de atmosfera, ao falar sobre sua inspiração, o diretor Shyamalan citou "A Noite dos Mortos-Vivos", de George Romero, de 1968, e ao assistir a "Sinais" novamente, uma vez compreendidas suas intenções, pude enxergar com mais clareza o que Shyamalan pretendia por trás de suas peculiaridades. David Robert Mitchell apenas levou a ideia mais longe.

Tecnicamente, o filme é um primor de técnica e competência. David Robert Mitchell toma muitos riscos ao optar por tracking shots ininterruptas e demoradas que deixariam veteranos como Brian De Palma orgulhosos. Basicamente, ao escolher tracking shots, o diretor põe uma tremenda responsabilidade e cobrança extras sobre os próprios ombros e os de seu elenco. A ação é capturada em um take apenas sem interrupções, se algo dá errado no curso da ação, não há cortes para poupar a "parte boa". Paul Thomas Anderson abre "Boogie Nights Prazer Sem Limites" com uma tracking shot que começa na marquise de um cinema onde se lê o nome do filme, desce e atravessa a rua de um quarteirão em San Fernando Valley, em 1977, até chegar `as calçadas do outro lado onde acompanha os personagens de Burt Reynolds & Julianne Moore entrando na boate, também apresentando os demais personagens daquele trama. De Palma, o mestre do thriller erótico, aperfeiçoou o uso de tracking shots, e a introdução a "Snake Eyes" tornou-se uma das cenas mais impressionantes de todos os tempos no que diz respeito `a técnica. Mesmo hoje nem se pode começar a imaginar a dificuldade de se rodar algo tão grandioso e demorado em um take de tirar o fôlego quanto quando o personagem principal entra na arena onde se dará a disputa do campeonato pelo cinturão dos pesos pesados logo mais. Cineastas talentosos fazem mágica com tracking shots, David Robert Mitchell é um estreante que ao escolher a técnica arriscou dar um tiro no pé. Ele se sai extraordinário, e a usa em favor do gênero como poucas vezes visto antes. Eu me recordo de ter visto o recurso empregado nos thrillers de Brian De Palma, mas poucas vezes no gênero Horror, o único exemplo que me vem `a mente a cena em "Hellbound: Hellraiser 2" em que Clare Higgins mata o jovem psiquiatra. O recurso é baseado inteiramente em uma tomada apenas, sem cortes, e portanto trabalhoso: a câmera começa capturando a comoção lateralmente, vai para atrás da atriz, de modo a mostrar que suas costas, anteriormente expostas em carne viva, agora estão completamente cicatrizadas por conta do nutriente e sangue que está drenando da vítima, continua com seu movimento ao redor do casal, mostrando a força de seus braços, e finalmente estaciona ao lado dos dois, quando mostra o estado lamentável do rapaz, sangue escorrendo do nariz, ouvido e boca, terrivelmente ferido, enquanto ela o beija com a passionalidade de uma amante que lhe quer muito bem. Em sua simplicidade e ousadia, a cena agrega tantas informações simultaneamente - a pele das costas reparada, os braços femininos porém fortes, o choro de dor da vítima, sangue escorrendo pelo nariz e ouvido - que exercita um tipo de agressividade incapaz de se emular não fossem pela técnica da tracking shot e a coragem e talento dos atores envolvidos. "It Follows" usa o mesmo recurso em diferentes momentos, e sempre os aproveita muito bem.

"It Follows" pode ser interpretado de muitas formas, todas válidas vez que a leitura depende dos olhos do observador. Partindo da premissa de que o tormento toma a vida de uma pessoa após a intimidade das relações sexuais, eu o tomei como uma angustiante releitura da histeria da AIDS nos primeiros anos de seu surgimento, no começo dos anos 80. Em muitos momentos, assistindo a "It Follows", me recordei de um documentário chamado "Estávamos Aqui", que revisita os primeiros momentos da catástrofe, relembrados pelos olhos das pessoas no epicentro da tragédia, em São Francisco, naquele período em particular. A AIDS chegou a São Francisco nas comemorações do feriado da Independência Americana em 1976, mas só mostrou a cara feia 4 anos mais tarde, no início dos anos 80, 1980&1981, o tempo de incubação do vírus, quando os primeiros casos de pneumocistose e um raro câncer de pele chamado Sarcoma de Kaposi foram registrados. Quando se percebeu que algo letal de fato estava `a solta, mais da metade dos cidadãos da comunidade estava contaminada e, naquele tempo, sentenciada a uma pena de morte. O tipo de confusão que a personagem principal experimenta, desde a negação e revolta passando pela aceitação até a maneira como procura lidar com a terrível situação, em muito guarda paralelos com o que aconteceu com aquelas pessoas nos anos 80, a mercê de um monstro invisível contra o qual médicos não tinham nenhum tipo de arsenal. Creio que outra interpretação igualmente válida seria ler o poltergeist como a soma de todas as ações, boas ou más, que você cometeu no curso de sua vida até o presente momento, principalmente quando se é razoavelmente jovem e não se compreende como as coisas efetivamente funcionam em oposição a como gostaríamos que fosse. Por esse viés, a "Entidade" representaria a soma das recordações de pessoas que você intencionalmente ou não machucou ou injustiçou, as más escolhas que agora pesam sobre seus ombros, os laços mal atados de um passado relativamente recente que dada a oportunidade você adoraria amarrar melhor. Essa linha de raciocínio bate com a revelação de um breve momento, no começo do filme, quando o deprimido e angustiado Hugh aponta para o menininho no cinema e diz que adoraria trocar de lugares com a criança e sua vida inteira pela frente, quando ele mesmo tem 20 e poucos anos, também um futuro por vir, mas não parece perceber em razão de todos os problemas que se tornaram maiores do que consiga suportar sozinho. Seja qual for a interpretação que os amigos tirem do desfecho, é muito seguro afirmar que não encontrarão outro filme de Horror que os convide tanto `a reflexão quanto "It Follows" este ano.

Aproveitando o ensejo sobre o que 2015 ainda nos reserva, quero deixá-los a par de um Horror chamado "Knock Knock", dirigido pelo cineasta Eli Roth, e estrelando Keanu Reeves. Keanu Reeves interpreta um arquiteto bem sucedido e casado que ficou em casa para trabalhar enquanto a mulher e os filhos se ausentaram para passar o fim de semana na praia. Uma noite de chuva, ele escuta batidas na porta e encontra duas garotas aparentemente comuns que pedem para entrar e usar o telefone. Ele deixa que as moças entrem, e embora o encontro comece cordial, logo se transforma em um jogo de morte para o arquiteto, porque as duas estranhas se revelam psicopatas, ali com o único intento de se divertirem com o seu terror até resolverem matá-lo. Pessoas que viram o filme o elogiaram bastante. O diretor Eli Roth ficou conhecido pela violência de suas imagens, mas aqui parece ter amadurecido bastante, pois dizem que há pouco em termos de sanguinolência. Ele parece ter exercitado a contenção, amadurecido, e feito algo que alguém como Brian De Palma teria se saído excelente. Abaixo do trailer de "It Follows" vocês poderão conferir o teaser de "Knock Knock". Agora, sobra-nos a parte mais difícil (ou mais saborosa, dependendo do seu ponto de vista)… Esperar!
Todos os direitos autorais reservados a RADiUS-TWC. O uso do trailer é para efeito meramente ilustrativo da resenha.

Todos os direitos autorais reservados a Lionsgate. O uso do trailer é para efeito meramente ilustrativo da resenha.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

"Monsters" & "Monsters: Dark Continent" Se vocês gostaram do último "Godzilla", conheçam os dois triunfos do cinema independente que devolveram integridade aos filmes de monstro!

Há 6 anos, uma sonda da NASA caiu na América Central, trazendo consigo germes de vida extraterrestre. Em pouco tempo, os esporos geraram os monstros, criaturas alienígenas enormes portadoras de tentáculos semelhantes a grandes lulas, de cujos corpos emana uma fantasmagórica e encantadora fosforescência avermelhada. Os monstros passam a se reproduzir ao Norte do México, próximo à fronteira com os Estados Unidos, o que leva a América do Norte a erguer uma enorme muralha em uma tentativa de isolar o problema. Os Estados Unidos mandam tropas para lutarem na região, e dia e noite, as cidades ao Norte são submetidas aos bombardeios dos aliados e à destruição das confusas criaturas, em uma guerra sem fim.


Andrew Kaulder (Scoot McNairy) é um jovem fotógrafo americano realizando imagens da zona de conflito. O México se tornou uma terra surreal, pois mesmo em meio ao cenário de pesadelo, há resquícios de ordem, alguma presença do Estado. Pessoas humildes tentam ganhar a vida em uma zona sobre a qual jatos e helicópteros passam o dia sobrevoando, e Monstros casualmente se aproximam para causar toda sorte de prejuízos, destruindo prédios e provocando mortes de civis em sua passagem. Aqui, importa mencionar o talento do cineasta Gareth Edwards para fotografia. As tomadas do México sob quarentena nos fazem pensar nas imagens que vemos diariamente do drama da Palestina. Tirando máximo proveito de locações (a produção foi rodada em Belize, México, Guatemala & Costa Rica), Edwards as utiliza como ferramentas para nos situar no contexto da história. A rotina massacrante de Kaulder é interrompida quando recebe inusitadas ordens de seu chefe: ele deve afastar-se de suas ocupações por alguns dias para encontrar a filha, Samantha Wynden (Whitney Able, esposa do ator Scoot McNairy na vida real), e trazê-la sã e salva aos Estados Unidos. Andrew a localiza em um hospital, onde a moça recebe tratamento para uma torção no punho, e após alguma insistência de um colega de trabalho, acata as instruções do patrão. A dupla embarca no próximo trem. A noite chega, e enquanto o trem segue vagarosamente a jornada, Kaulder tira fotografias das colinas por trás das quais emanam um fulgor dourado, produto do bombardeio dos jatos sobre os Monstros.

Para a má sorte dos dois, chegam informes durante a noite que os Monstros danificaram os trilhos mais à frente, obrigando-os a desembarcar e encontrar uma nova saída. Eles saltam do vagão em plena noite fechada, e encontram guarida na casinha de uma humilde família de um vilarejo. Para agravar a situação, a solícita e gentil senhora lhes revela que dentro de 48 horas qualquer travessia, por água, terra ou ar, será bloqueada por um período não inferior a 6 meses. O jeito fácil de Sam & Kaulder para com as crianças fazem a senhora perguntar se os dois são casados. Kaulder explica que ele e Samantha são apenas amigos, mas sentimos um doce flerte entre os dois. Na manhã seguinte, Andrew & Samantha se põem a caminho. Eles precisam alcançar o entreposto a pé. Na viagem, contam com a solidariedade de cidadãos locais, acostumados com as adversidades da vida naquela perigosa região. Os colonos lhes dão carona até a rodoviária, de onde apanham um ônibus. Gareth Edwards dirige essas miscelâneas da travessia com impressionante segurança, e em instante algum parece que estamos assistindo a uma obra de ficção. A interação entre os personagens e situações parecem muito autênticas e reais, a miséria, a simplicidade daquela gente… Quase como um documentário. Em meio ao rio, testemunham sinais da guerra entre humanos e vida extraterrestre nas ferragens de um tanque destruído e abandonado, ao alcance de uma população ribeirinha.

Ao chegar `a cidade portuária, Andrew & Samantha procuram o encarregado da administração de passagens por terra & água. Fortificada por cercas elétricas que mantêm as criaturas distante, mais lembra um complexo de casinhas e serviços de condições muito primitivas, uma espécie de grande favela. Há um vai-e-vem constante de helicópteros e ônibus. Aproveitando-se do fato de estar tratando com dois norte-americanos, o encarregado dá um preço super inflacionado, 5 mil dólares. Viajar pelo rio é luxo para poucos, a maioria dos cidadãos mais pobres precisa tentar a sorte na zona infectada. O casal usa o dinheiro do pai rico de Samantha para comprar bilhetes para a balsa que partirá muito cedo na manhã seguinte. Andrew e Samantha se hospedam em quartos separados de um pequeno hotel. Pela televisão, as últimas notícias do bombardeio local não param de chegar. Enquanto Samantha toma banho, vemos o fotógrafo fazendo um telefonema para o filho. Resultado de um breve namoro, o filho cresceu longe do pai, e Kaulder se sente culpado. Samantha também guarda seus dramas, sobre os quais aprenderemos mais tarde. 

A vida noturna na fronteira é muito agitada. Transitória por natureza, frequentada por pessoas de passagem, não faltam alternativas para quem busca sexo sem compromisso ou um pouco do esquecimento que o conhaque e o uísque têm a oferecer. De clubes noturnos de quinta categoria a biroscas, as portas nunca se fecham. Samantha & Andrew se divertem, experimentando as comidas locais e circulando em meio `a animada feirinha de pratos típicos. Mais tarde, assistem a uma procissão com velas, em homenagem `as mais de 5 mil pessoas mortas no conflito. Detalhe: não foram os Monstros os causadores do Horror, mas os bombardeios dos caças americanos. Depois de um desentendimento bobo, Andrew e Samantha se despedem pelo resto da noite, e o fotógrafo resolve se divertir com uma garota de programa, apenas para descobrir, na manhã seguinte, que a mulher esperou que caísse no sono para furtar os bilhetes. Samantha vai acordá-lo, apologética. Pela linguagem corporal parece arrependida pela discussão da noite anterior. Ela o convida para tomar café da manhã, antes de subir na balsa, no entanto ao vê-lo com outra mulher dentro do quarto, fica chateada. O clima de aproximação entre os dois azeda, e Samantha sai andando, entristecida. Kaulder parte em seu encalço e consegue detê-la, mas nisso a prostituta já "embolsou" o bilhete e caiu fora. Kaulder dá pela falta do bilhete tarde demais.

Samantha perde a chance de voltar aos Estados Unidos pela balsa, e agora precisa empenhar o anel de noivado para duas passagens por uma travessia mais em conta, a se dar por terra e por dentro da zona de quarentena. Há todo um esquema necessário para se cruzar a zona infectada, desde dinheiro para subornar oficiais ao pagamento dos guias por terra, que os levarão até o "paredão", a muralha que separa o México do sul do Texas. Quando Samantha troca o anel pelos bilhetes, fica claro que seu drama pessoal gira em torno do noivado, em crise. O relacionamento não anda bem das pernas. Valiosíssimo e incrustado de diamantes, o anel lhes custeia a jornada ao longo da faixa sob quarentena. Oficiais corruptos do Ministério da Saúde permitem sua passagem, e o casal é levado de camioneta `a beira de um riacho, onde sobe em um precário barquinho para cumprir parte da jornada por água.


O percurso pelo rio é tedioso e demorado. No caminho, o casal assiste aos reflexos da guerra, bem retratados por construções abandonadas e destruídas, por vilas de pessoas muito humildes, pelos restos de aviões e maquinário de guerra. O barquinho volta `a margem para abastecimento, e Samantha aproveita para se aliviar, urinando no mato. Eles escutam, mesmo muito distante, ao primeiro sinal da presença de Monstros na localidade. As criaturas emanam um choro gutural e entristecido. Embora distantes, os choros incutem nos homens a necessidade de terminarem de abastecer para voltarem ao rio o quanto antes.

Ao longo da travessia pelo rio, Samantha & Andrew têm a chance de se conhecerem melhor. Ele fala sobre o filho de 6 anos. A mãe era uma moça que Kaulder conheceu. Os dois se relacionaram por pouco tempo, 2 meses, até que alguns anos mais tarde ela ligou do nada lhe contando sobre a existência do filho. Andrew pediu para vê-lo, mas a ex-namorada fez a ressalva de que embora aceitasse a reaproximação, Andrew jamais seria "o pai", para todos os efeitos seu atual companheiro. Samantha parece tocada com a história. 

Em determinado momento daquela tarde, o motor do barco quebra, e eles se veem forçados a unir forças para consertá-lo. Eles passam uma noite muito tensa, e de madrugada, bem a tempo de o motor volta a funcionar, enxergam um fulgor vindo das profundezas d'água. Testemunham tentáculos subindo para apanhar os destroços de um jato e carregá-los ao fundo. Os viajantes se põem em movimento, e se afastam daquele ponto do rio, que acaba de se tornar extremamente perigoso. O dia começa a amanhecer, e `as margens Andrew & Samantha são apresentados ao grupo de guerrilheiros que os levará pelo último segmento da jornada `a muralha. Por um instante, congelam de Horror ao escutar um rumor muito próximo, mas respiram aliviados ao reconhecer que foi apenas uma vaca.


`A noite, acendem uma fogueira e trocam histórias sobre os Monstros. Um dos guerrilheiros conta sobre uma ocasião em que enxergou um OVNI enorme, cerca de 150 metros de diâmetro. Os mercenários dizem que se encontram em um ponto da floresta particularmente infestado. Vez ou outra, caças dão rasante para despejar arma química. Até mesmo as árvores estão infectadas, os guerrilheiros dizem, e então mostram a Kaulder & Samantha que os troncos parecem cobertos por um fungo sensitivo, na verdade a etapa que antecede a reprodução dos Monstros. Cansados, parte dos homens dorme ao redor da fogueira, enquanto a outra fica de vigília. Kaulder & Samantha têm um momento a dois, e ele se desculpa pela garota de programa da outra noite, pedindo para que não pense nele como um sujeito devasso e canalha.

Durante a madrugada, acordam assustados. Eles precisam continuar a jornada, e rápido. Por rádio, companheiros de guerrilha alertam o grupo para a presença de um Monstro enorme nas redondezas. Já se escuta o ronco dos motores de jatos executando voos sobre aquela parte da mata. Andrew & Samantha sobem na camioneta, e o comboio parte `a toda velocidade para tentar vencer o trecho até a fronteira. Para azar, um dos carros da frente morre. Andrew & Samantha recebem máscaras de proteção contra agente biológico. Repentinamente, a criatura gigantesca surge do nada, apanhando com os tentáculos a camioneta `a frente e a levantando como pluma ao ar. Os guerrilheiros do outro carro descem com as metralhadoras para enfrentar a "lula gigante", e também são mortos. Andrew & Samantha assistem a tudo do carro. O Monstro não lhes dispensa atenção, e parte, sumindo entre a névoa e as árvores mais altas.

A manhã chega, não há sinal de Monstro. Kaulder & Samantha descem e se deparam com o estrago deixado pela passagem do alienígena. Há corpos e pedaços de veículos por todas as partes. Kaulder fica surpreso ao reconhecer um dos corpos, a garota de programa com quem dormira dias antes. Ele deduz que a garota roubara a passagem não para si, mas para que algum filho ou ente querido tivesse a oportunidade de partir pelo meio seguro, a balsa, enquanto preferira tentar as chances na travessia mais arriscada. Kaulder se sente mal pelo ocorrido, colhe um par de flores e as deixa ao lado do corpo. O percurso final é vencido `a pé, o casal enfrentando a trilha ao longo de uma exaustiva tarde.


Andrew & Samantha avistam uma ruína maia, e ao escalá-la, surpreendem-se ao finalmente enxergar, logo do outro lado do rio raso, a enorme muralha que separa México dos Estados Unidos. Sentados no topo para observar aquela maravilha arquitetônica, eles parecem contemplativos, transformados pelas experiências que passaram. Kaulder pondera "É diferente olhar para a América do lado de fora, sentarmos aqui fora e olhar para dentro. Chegaremos em casa e será tão fácil esquecer tudo o que se passou. Amanhã retomaremos nossas vidas separadas, em nossas casas separadas, tudo pelo que passamos não importará mais". Kaulder se pergunta quantos anos teria uma das meninas mortas que vira na floresta. Samantha também parece emocionada.

Eles passam a noite nas ruínas, e no dia seguinte realizam a travessia, chegando ao outro lado e efetivamente pisando em solo norte-americano. O Texas virou uma terra de ninguém, uma cidade fantasma, deserdada por pessoas e fora da ingerência do governo. `A vista, apenas a ampla rodovia de acesso, e um silencioso vazio. Algumas casas estão destruídas, provavelmente resultado dos bombardeios. Uma senhora empurrando um carrinho subitamente surge, e quando Samantha lhe dirige a palavra, a mulher responde gritando, tendo obviamente perdido a cabeça. Samantha a observa se afastando com um olhar triste.

Ao final da tarde, após terem seguido com obstinação pela freeway, encontram um posto de gasolina abandonado, e conseguem contatar o Exército Norte-Americano. Eles fornecem a localização do posto, e a telefonista lhes pede que aguardem pelo Resgate, que logo estará ali para retirá-los. Agora que a jornada chegou ao fim, Samantha & Andrew resolvem ligar para seus familiares mais próximos. Está muito tarde, mas Andrew consegue falar com o filhinho. É a madrugada do dia de seu aniversário, e Andrew liga apenas para o felicitar e dizer o quanto sente saudade. Ao telefone, acaba se emocionando quando escuta a criança falando empolgada sobre o presente que ganhou. Em seu entusiasmo inocente, o menino não percebe que enquanto fala o pai chora silenciosamente. Samantha conversa com o noivo e diz que precisam conversar quando se encontrarem. Apesar da usual troca de "eu te amo", ao final da ligação, Samantha parece ter perdido, há muito, o encanto do primeiro amor. Andrew deita ao lado de uma das bombas de gasolina, pensativo. Ele é o primeiro a enxergar o enorme Monstro que silenciosamente se aproxima e fica bem sobre o posto: dentro do estabelecimento, Samantha só vai percebê-lo quando os tentáculos entram pela janela. Apesar de certa de que o Monstro a apanhará, surpreende-se quando seus tentáculos apenas afagam a televisão. As criaturas são atraídas por eletricidade, de modo que ao desligar o aparelho, Samantha deixa o Monstro desinteressado. A criatura se afasta, e nisso o casal se encontra do lado de fora para testemunhar o espetáculo. Há uma segunda criatura. Envoltos pelo breu, os Monstros emanam um fulgor avermelhado ao se deslocarem. As criaturas se tocam pelos tentáculos, e parecem chorar ao sabor do contato. Por um momento, é como se estivessem a bailar, um ritual de acasalamento. Depois de algum tempo de conexão, as solitárias, patéticas e tristes criaturas desaparecem engolidas pela noite, como se jamais tivessem existido, o estrondo de seus passos cada vez mais longínquo. Samantha & Andrew assistem àquela incomum cena de amor com lágrimas nos olhos, e entendem que humanos e alienígenas são muito semelhantes mesmo em suas diferenças, especialmente na expectativa de amar e ser amado. O casal se beija, e o filme termina.

O grande blockbuster de 2014 "Godzilla" lançou os filmes-catástrofes de monstros `a estratosfera, e seu retumbante sucesso de público & crítica valeu ao diretor, Gareth Edwards, o convite para rodar uma continuação ainda mais grandiosa, a lançar seu monstro principal, Godzilla, num confronto contra a Mothra & King Ghidorah. 2018 ainda parece distante, mas há muita gente salivando pela oportunidade de ver o que Edwards fará com o suporte de um grande estúdio, disposto a apoiar a sua visão, seja lá qual for. Antes de 2014, todavia, quando Gareth Edwards ainda se aperfeiçoava como especialista de efeitos visuais em documentários como "Na Sombra da Lua", foi o seu primeiro relevante trabalho como diretor, um pequeno filme independente produzido pela Vertigo a um custo de oitocentos mil dólares, que despertou fãs de ficção científica e grandes estúdios à sensibilidade & talento do cineasta. Edwards foi indicado a muitos prêmios importantes, o mais valioso deles o BAFTA, uma espécie de Oscar britânico, como Melhor Cineasta Estreante. "Monstros" não foi um sucesso estrondoso, mas assim como outras maravilhosas produções da Vertigo, como "w Delta z", mereceu uma espetacular carreira no circuito cult, e abriu as portas dos grandes estúdios para Edwards, que seria o homem responsável pelo renascimento de Godzilla.


4 anos após o lançamento de "Monsters", o filme ganhou uma continuação. Aqueles que realmente haviam amado o primeiro não esperavam muito de uma sequência filmada nas mais adversas circunstâncias. Seria difícil reproduzir os pontos fortes que tinham tornado o primeiro tão especial, e sua história de amor, espinha dorsal e parte do motivo pelo qual o original soava tão pessoal, não teria como ser revisitada, vez que o destino de seus protagonistas terminara bem resolvido. Eis que o praticamente estreante Tom Green conseguiu realizar uma obra que embora prestigiasse o original, agregava novos, próprios valores ao amplo imaginário do anterior. Embora distinto, a mesma brisa de frescor do original agracia a continuação, mais especificamente o ar elegante e artístico que o torna revestido de um estilo que o aproxima do cinema de arte europeu. Os filmes não dividem a mesma história, mas não há dúvida que pertencem ao mesmo pacote. 

Alguns anos após os eventos do primeiro filme, a quarentena imposta à América Latina falhou, e as formas de vida trazidas pela sonda da NASA vazaram para o restante do mundo. Quando o Oriente Médio passa a ser assolado pelos Monstros, agora maiores após o processo de seleção natural, assim como anteriormente feito com o México, os Estados Unidos enviam tropas para conter a ameaça. Caracterizada por um forte sentimento antiocidental, aquela região do Oriente Médio oferece riscos não apenas pelos Monstros, que parecem alheios e desinteressados, mas pelos insurgentes, que passam a sabotar o trabalho das tropas americanas. O que antes começa como uma missão de contenção se torna uma luta diária contra guerrilheiros locais. Veterano Sargento Frater (Johnny Harris) é o epítome do obstinado atirador de elite. Ele serve na Força há 17 anos, e se voluntariou a 8 tours pela zona de guerra. Preciso e silencioso, está à frente do combate aos guerrilheiros, e no início do filme, nós o vemos eliminando friamente mais um alvo, apertando o gatilho da cobertura de um prédio qualquer, em uma região violenta de um típico centro populacional do Oriente Médio.

Michael (Sam Keeley), Frankie (Joe Dempsie), Williams (Parker Sawyers) e Inkelaar (Kyle Soller) são 4 jovens melhores amigos que diante da pouca perspectiva de vida para os nascidos naquele bairro pobre de Detroit decidem se alistar nas Forças Armadas. Michael conhece Frankie desde pequeno, quando o amigo costumava defendê-lo dos outros meninos, quando estes o provocavam dizendo que não tinha pais (Michael cresceu em um orfanato). Hoje, adultos, são como irmãos. Quando o filme começa, a turma está a um dia de embarcar no avião que os levará para a Base do Exército no Oriente Médio. Michael vai apanhar Frankie para levá-lo à "despedida de solteiro" e flagra o amigo fazendo amor com a namorada. Irreverente, Frankie pouco parece se importar. Em um outro lugar da vizinhança, Williams passa por um sufoco. Ele está consolando a esposa, que naquela manhã está dando à luz um lindo bebezinho. Para sua sorte, conta com o suporte de Inkelaar, estudante de Medicina e o mais inteligente do quarteto. Williams não terá oportunidade de aproveitar melhor o filho, pois em menos de 24 horas precisará se despedir para partir para seu "tour" pela zona dos Monstros. Como uma família unida, Michael & Frankie assistem ao parto.

Eles jogam basquete na quadra do quarteirão, e Michael e Frankie trocam impressões sobre a jornada por vir. Ambos falam sobre os tempos em que apoiavam um ao outro, e se comprometem a se ajudar mutuamente no Oriente Médio. Aprontando e tirando sarro uns com os outros, os quatro mostram o quanto são unidos, e que ali entre os membros do grupo não há nenhuma espécie de reserva. Eles comparecem a uma "rinha", onde a galera barra pesada do bairro põe cachorros para brigar com Monstros menores e faz apostas, e depois "tomam todas" em um bar local onde arrumam prostitutas. Em um quarto de motel barato, os rapazes se divertem com as meninas e consomem toda sorte de drogas para relaxar e tirar a cabeça da aventura por vir.


Levados à base por helicópteros de guerra, os amigos ficam pasmos ao enxergar o tamanho das criaturas, agora parte do hostil, escaldante deserto. Os Monstros guardam em média a mesma altura de um edifício de 20 andares. As criaturas se sustentam sobre várias pernas, e suas cabeças são compridas e esticadas, como uma tromba. Apesar da visão apocalíptica, os amigos parecem excitados com a aventura, e acham que terão os dias de suas vidas ali no Oriente Médio. Um movimento desavisado de uma das criaturas quase faz o helicóptero perder o controle, mas logo o piloto o estabiliza, sob os gritos de alegria do quarteto. Depois de se distanciarem da zona, eles veem quando outros helicópteros executam o reconhecimento e jogam bombas sobre os Monstros. Na base, são apresentados a Frater e Sargento Forrest (Nicholas Pinnock, uma das grandes performances do filme, aqui criando um personagem divertido e energético que muito lembra Denzel Washington em "Dia de Treinamento"). Frater os enquadra no novo esquema, e reitera que aquele que deixar as próprias emoções controlá-lo estará condenando-se à morte. Se Frater parece duro, é porque os meninos não conhecem o Sargento Forrest. O Sargento lhes explica a gravidade da situação. Quando os Monstros primeiro apareceram, o Exército Americano bombardeou as montanhas para pôr fim à praga. Claro que as bombas também mataram cidadãos locais, o que inflamou o ódio dos jihadistas. Assim, a guerra aos Monstros foi substituída por uma nova guerra contra fundamentalistas, suicidas e terroristas. O objetivo maior da unidade é infiltrar-se entre membros da população local e eliminar qualquer célula insurgente.


Quando Inkelaar & Frankie se entreolham com sorrisinhos, Forrest fica louco da vida e tira uma onda com todos os quatro. Ele os reduz a pó, com seus xingamentos. Inkelaar é seu alvo predileto. Forrest grita algo nas linhas de "E você, seu filho da puta de olhos tristes... Por que tá com essa cara de quem quer chorar?Como quem gostaria de estar em outro lugar?Você não está!Faz parte de um time agora!". Apesar do tom hostil, Forrest precisa ser durão para mantê-los unidos. Os rapazes precisarão endurecer para suportar o stress da missão. Não custam a se sentirem em casa, e logo estão disputando partidas de futebol americano nas horas vagas. Forrest não custa a se tornar mais próximo dos rapazes, e durante a viagem do comboio rememoram as namoradas, que deixaram para trás. No centro populacional para reconhecimento, a atmosfera é de tensão. Entre transeuntes e homens sentados na varanda, qualquer um pode se revelar jihadista. Cidadãos são entrevistados e fotografados, e em um momento muito bonito, as crianças e adolescentes locais provam-se livres de quaisquer preconceitos odiosos ao receber os rapazes com risos e abraços.

A unidade chega a um sítio afastado, supostamente utilizado como ponto estratégico para atividades terroristas. Frater e os garotos esperam a noite chegar, e quando tudo parece quieto, invadem com visores noturnos. Não há mais jihadista algum na propriedade, apenas um senhor idoso que parece revoltado. Ele se queixa da morte do filho, cuja vida fora perdida após um dos bombardeios. Explica que não é terrorista, apenas um homem comum que vive da terra. Naquele momento, à frente das colinas, Frater e os demais avistam um Monstro enorme se aproximando muito vagarosamente. Agitado, o velho causa toda sorte de problemas, até levar uma coronhada que o silencia. Frater e os rapazes apanham as armas mais pesadas e derrubam o Monstro a tiros. Ao retornarem para a Base, levam uma dura do Sargento. Ele os acusa de não terem agido mais rapidamente com o velho, e que tiveram sorte de que não se tratava de um homem-bomba. Da próxima vez, poderão lidar com um suicida com bombas atadas ao corpo. Frater tem uma filha em casa, e quer voltar vivo para os Estados Unidos. Os soldados jamais o viram tão exaltado. "Essa guerra é real, metam isso nas suas cabeças de uma vez por toda!", ele grita. Mais tarde, Forrest presta uma visita a Frater, e até consegue fazê-lo sorrir ao contar de maneira brincalhona sobre a noite de amor com a esposa na última vez que esteve em casa. Vemos o Sargento no corredor, realizando uma ligação para os Estados Unidos. A mulher soa fria e distante, o casamento não vai bem, porém tudo o que Frater deseja é escutar a voz da filhinha, o que acontece e o deixa com os olhos cheios de lágrimas.

Naquela manhã, tendo sido o primeiro a despertar, na linha do horizonte e contra o Sol nascente, Michael assiste ao movimento das gigantescas trombas muito distantes, impressionantes pela envergadura. Eles terão um dia difícil, conforme a preleção de Frater. Há 5 horas atrás, a Base perdeu contato com outra unidade, em um vale notório pela população repleta de jihadistas. O trabalho do grupo será o de descer o vale, encontrá-los e tirá-los. Frater lhes mostra pastas com as fotos dos soldados desaparecidos e pede para que as gravem na cabeça. Não voltarão para casa enquanto não os salvarem. Antes da partida, Inkelaar tira uma foto do grupo, unido. Eles embarcam no helicóptero e são deixados em um ponto a partir do qual seguirão por terra, em comboio. O ânimo está ótimo, todos prontos para a ação. Aqui, há um dos momentos mais visualmente fantásticos do filme, quando em alta velocidade seus carros são acompanhados e ladeados por uma vertente diferente de Monstros, semelhantes a ágeis búfalos, com cabeças muito estreitas e compridas, o que lhes confere maior agilidade na corrida.


Um dos carros subitamente passa por cima de uma mina. Frater, Michael e Inkelaar dão a sorte de estarem no outro carro. Williams sofre graves ferimentos da cintura para baixo, e ao procurar se afastar dos destroços em chamas, pisa em uma nova mina, desta vez perdendo as pernas. Dentro do carro, Forrest está morto. Jihadistas os cercam, protegidos por trás de escombros e abrindo fogo. Frater devolve os tiros e cobre seus homens, que conseguem arrastar o ferido Williams para uma construção abandonada. Inkelaar usa sua perícia para tentar manter o amigo vivo, mas Williams está lentamente deslizando para a inconsciência. Fortemente armados, os jihadistas usam um lança foguetes para explodir o outro carro. Agora, só há Frater, Inkelaar, Williams & Frankie. Não há salvação para Williams, e os rapazes logo o veem morrer. Cercados por todos os lados, os sobreviventes realizam uma resistência heroica, pondo abaixo uma porção de jihadistas. Agora, precisam deixar o corpo de Williams e seguir para o ponto de extração, a se dar na vila onde a outra unidade foi vista pela última vez. Suporte aéreo joga bombas sobre a faixa onde se encontram os inimigos, e os rapazes conseguem correr até um novo prédio, aparentemente vazio.

Os homens cometem o grave erro de relaxar do lado de fora. Uma bala vara a cabeça de Inkelaar, matando-o instantaneamente. Frankie também é atingido. Subitamente, muitos jihadistas surgem e assaltam a construção, tomando-os como reféns. Frater sussurra a Michael que não perca a cabeça e tenha paciência. Os 3 sobreviventes são levados à central de operações dos jihadistas. Amarrados nas cadeiras e submetidos a interrogatórios, só lhes resta esperar. Lamentavelmente, Frankie sangra até a morte, para a desolação dos companheiros. A noite chega, e tremores de terra sinalizam que os Monstros estão se aproximando. A maioria dos jihadistas sobe nas camionetas, e os veículos arrancam. Sobram apenas alguns guerrilheiros na base, incluíndo o líder da célula, que foi o mais cruel de todos. Frater usa o ombro para tirar momentaneamente o equilíbrio de um dos guerrilheiros, e quando o jihadista cai, quebra-lhe a cara e o pescoço sob o peso de suas botas. Frater ajuda o companheiro Michael a se desamarrar. É o próprio Michael que tomado de fúria satisfaz a vingança sobre o líder terrorista. Surpreendido, o terrorista ainda tenta esboçar uma reação, mas Michael usa um cano para golpeá-lo até a morte, em uma cena violentíssima. 

Michael corre para fora do prédio, e enxerga o Monstro vagando perigosamente ao lado da construção. Os clarões vindo de dentro indicam que Frater está fuzilando os jihadistas retardatários. Os americanos encontram duas motos e partem pelo deserto, em direção ao vale. Michael não suporta mais a pressão, e chega a descer da moto e se ajoelhar no chão louco para desistir. Frater insiste que não perca a cabeça. Eles seguem com a jornada em meio a uma tempestade de areia, e quando começa a entardecer, alcançam trilhos no entorno de um canal. O vagão certamente foi mais uma casualidade dos bombardeios. Ainda inteiro, oferece guarida para que passem a noite com segurança. Pela primeira vez, Frater se abre um pouco, discorrendo sobre como os tours pela zona o transformaram por dentro. Da última vez que voltou para casa, sentiu-se, por um breve momento, pelo olhar da filha, um completo estranho. Ela não parecia reconhecê-lo mais. Frater está cheio de remorsos e acha que se encontra há tantos anos no meio daquela confusão no Oriente Médio que pensa estar se tornando um desconhecido para a família.

No dia seguinte, encontram os restos de um Monstro, derrubado na noite anterior por bombas americanas. Como efeito colateral, o ataque também atingiu um ônibus de refugiados que procurava deixar o canal. Frater & Michael encontram uma criança, ainda viva. O Sargento explica que o mais humano a fazer seria a eutanásia, mas Michael o impede de finalizar o garoto. Repentinamente, jihadistas a cavalo aparecem, e os colegas veem que não terão chances caso os inimigos queiram lutar. Para sua surpresa, os jihadistas não lhe fazem mal. Sob o pano, percebe-se que a líder dos homens é uma jovem mulher, mãe do garoto. Michael entrega a criança nos braços. Os jihadistas abaixam as armas.



Os nativos os conduzem a um riacho, e Frater & Michael saciam a sede e deixam que a água cristalina lave as feridas. Limpos e descansados, se sentam com os nômades ao redor de fogueiras, e são recebidos com respeito e carinho. Um menininho estende a mão para os americanos. Não há qualquer sinal de animosidade por parte daquela gente sofrida. Chega a noite. As mulheres se preparam para o ritual de despedida. O garotinho não resistiu e morreu. Elas levam seu corpo e lampiões, bem para o meio do canal onde o ônibus foi originalmente encontrado. Quando Frater vai verificar o colega na tenda, dá pela sua falta. Michael está acompanhando as mulheres de longe, participando da cerimônia do Adeus. O corpo da criança é repousado no chão. A cena a seguir não apenas é visualmente impecável, é emocionalmente massacrante. A combinação de imagens e trilha cria o melhor momento de toda a série, algo realmente lindo de se assistir. As mulheres repousam os lampiões no chão, e um Monstro gigantesco aparece no canal. Ao se deparar com o corpo da criatura morta, o Monstro solta um choro de partir o coração. Subitamente, libera os esporos, organismos semelhantes a minúsculas águas vivas, e é como se uma chuva de polens azulados descendesse sobre o deserto inteiro. Do mesmo jeito que no primeiro filme o encontro dos Monstros é apresentado como analogia para o amor em formação entre Andrew & Samantha, o diretor Tom Green traça um paralelo entre humanos e criaturas, a dor do Monstro ao perder a criatura semelhante à dor daquela moça ao perder o filho. Monstros & seres humanos não são tão diferentes, apenas lados opostos das mesmas trágicas circunstâncias.

Na manhã seguinte, Frater & Michael têm uma discussão acalorada. O Sargento não quer que o soldado se envolva com aquela gente, principalmente no segmento final da missão. Ele explica que precisam seguir caminho, e assim se põem à pé rumo ao vale, o local onde acreditam que encontrarão a unidade perdida, o ponto de extração. Mesmo no meio daquela paisagem quente e inóspita, os americanos encontram um inocente menininho local mexendo com uma latinha. Ao abri-la, nos revela uma nova manifestação de vida alienígena, desta vez uma colorida, bela libélula. A libélula tem uma cabeça com pequeninas trombas, uma espécie de rascunho da versão adulta. Ela bate as asas e voa, e ao pousar na areia, se divide em várias fitas, que penetram na terra e desaparecem. Mesmo tendo puxado a pistola para atirar, Frater não o faz, encantado com a criatura, e talvez, pela primeira vez, movido por todo o drama.

Por sobre a colina, os soldados guardam um visual muito amplo e revelador do vale abaixo, várias casas alinhadas em ruas arranjadas de modo bem simples. O sinal de destruição ao redor indica que aquela gente há muito se vê refém dos bombardeios. Frater na frente, a dupla vai realizando a vasculha entre vielas bem estreitas, até que tem a atenção capturada por uma criança no meio da rua, brincando com um capacete do Exército. Furioso, Frater exige que o menino lhe conte onde arrumou o capacete. Outras crianças locais exibem uma metralhadora. O Sargento segura um dos meninos pela gola e o força a apontar onde arrumou as coisas. Ele os leva a uma construção, um casebre muito humilde, onde uma idosa ora ao lado dos corpos dos membros da unidade perdida. Até onde sabemos, os soldados podem ter sido vítimas de um ataque aéreo, "fogo amigo", mas Frater não quer saber. Ele está com "sangue nos olhos" e matará toda a gente daquela vila por vingança. O Sargento finalmente parece ter cedido à loucura, e se comporta como um cão raivoso.

Na primeira casa que encontra pela frente, apanha uma família de idosos e pessoas inofensivas. Aponta a metralhadora para o patriarca e estoura seus miolos sem pensar duas vezes. O próximo em quem faz mira é uma criança indefesa. Michael saca a pistola e suplica para que o amigo não cometa tamanha loucura. Quando entende que Frater perdeu a cabeça e seguirá matando, não resta outra saída que não disparar. Frater é atingido nas costas. Ele ainda sai cambaleante pelas ruas em direção ao vale que se estende à sua frente, uma revoada de pássaros simbolizando a volta para casa, que para Frater jamais virá. Eventualmente, o Sargento cai de joelhos e morre. Michael, que o acompanha a uma distância, se detém diante da planície que se estende até ao horizonte, sendo posta abaixo por bombas. Também agonizantes, aqueles gigantes, tão distantes de seu planeta, se despedem. O helicóptero se aproxima para levar Michael para casa.

Enquanto o cinema independente gerou fenômenos como "V/H/S" & "The Babadook", oxigenando o gênero Horror como os "abre-alas" de uma década que promete ser tão produtiva e imperdível quanto a dos anos 70, a Ficção-Científica também atravessa um processo de amadurecimento e reaproximação a raízes mais sérias, com filmes como "Europa Report" & "Under the Skin". "Monsters" & "Monsters: Dark Continent" pertencem a esta mesma safra, e prova de seu valor é o fato de Gareth Edwards ter sido imediatamente "sequestrado" pelos grandes estúdios para realizar aquilo que toda a soma do mundo não consegue criar: imprimir aos blockbusters um sabor de identidade, personalidade, algo que o torne notável em meio a tantas histórias esquecíveis produzidas e lançadas nos cinemas. Incrivelmente originais, "Monster" & "Monsters: Dark Continent" se complementam de maneira perfeita, em que pese a distinção entre enredos & personagens. Da fonte original, "Monsters: Dark Continent" leva consigo a matriz, mas se aventura com a premissa por outro viés. Aqui, não há de se falar no melhor filme, porque em suas diferenças parecem individualmente perfeitos, mas sempre frutos da mesma árvore.

Filmado a um custo de 500 mil dólares, o primeiro "Monsters" deixou os fãs atônitos com o que se é possível produzir com pouco dinheiro e muita paixão. Edwards partiu de uma premissa cansativa - a invasão de alienígenas - e criou um universo de ricos detalhes, o que alavancou sua visão, destacando-a pela originalidade, separando-a da maioria de ficções-científicas aprisionadas ao lugar comum. Difícil de categorizar, parece injusto pensar em "Monsters" como filme de Horror. Lembro-me de uma excelente resenha que o ilustrou como uma versão mais sombria de "Antes do Amanhecer", a obra-prima de Richard Linklater sobre dois jovens que se encontram em um trem e aproveitam ao máximo uma romântica madrugada em Viena, vez que na manhã seguinte precisarão dizer Adeus. Ímpar e eletrizante no senso de urgência criado, "Antes do Amanhecer" bem serve para se definir, ao menos em parte, o significado que Edwards queria imprimir a "Monsters". Muitas coisas ao mesmo tempo, por mais intrigante que pareça, "Monsters" busca em última análise o desenvolvimento de uma história de amor, contada no estilo de um autêntico, melancólico, internacional e transitório "road movie".


Tendo traçado considerações sobre o primeiro, para que se compreenda o mérito do segundo, faz-se necessário um aparte. Agora que enxergamos o valor do trabalho de Gareth Edwards, sua contribuição ao processo de renovação pelo qual atravessa o gênero de ficção-científica, voltemos um pouco no tempo, ao ano de 2003, quando após uma sucessão de desapontamentos, o diretor britânico Danny Boyle fez "28 Days Later", redimindo a carreira e fazendo ressurgir como a fênix das cinzas o filão dos "mortos-vivos". Apesar do sucesso fenomenal de "28 Days Later", Danny Boyle criou "28 Days Later" como algo íntimo, um filme de arte pela definição literal da palavra. Encabeçado por atores de muita coragem e talento, `a época largamente desconhecido, "28 Days Later" emanava um senso de estilo que o tornava mais experimento do que típica produção de Horror. Em suas peculiaridades e diferenças, o filme de Boyle "matava a bola no peito" e corria com a mesma, como artilheiro, levando a ideia a lugares magníficos, sacadas geniais. Não obstante em seu cerne apenas requentar um dos maiores temores da humanidade - o colapso da sociedade como a conhecemos durante uma crise mundial incontrolável, no caso a disseminação de um letal, potencializado vírus da Raiva, acidentalmente vazado de um laboratório na Grã-Bretanha por ativistas do Greenpeace, - Boyle reinventou a fórmula, contando a mesma história por um novo prisma, mais apropriado a filmes de arte europeus. Enriquecido por algumas das cenas mais plasticamente belas possíveis, que tornam a experiência parecida a algo como admirar uma exposição de obras de arte, uma trilha de batida contundente e angustiante, uma fotografia granulada que captura Londres e o interior da Inglaterra como alguns dos recantos mais chuvosos, frios, cinza e sombrios da face da Terra, "28 Days Later" nasceu do amor do diretor Danny Boyle e do cuidado do roteirista Alex Garland, que pelo modesto orçamento, 8 milhões de dólares, jamais esperavam criar um blockbuster. Queriam, isso sim, apenas concretizar aquilo que estava em seus corações, cuidar do desenvolvimento daquela "criança", o filme por assim dizer, da maneira que melhor compreendessem. Quis o destino que "28 Days Later" caísse na graça do grande público, um feito raro e apenas para poucos.


Era inevitável que o estúdio desse carta branca para a continuação, a ser produzida em grande escala, e em 2007 chegou aos cinemas "28 Weeks Later". As pessoas que tinham amado o primeiro, com direito a todas as "esquisitices" do Danny Boyle, não souberam como reagir diante de "28 Weeks Later". Não obstante escrito como continuação direta, focando-se nos efeitos da disseminação do vírus da Raiva, que torna os infectados máquinas de matar, e na luta dos norte-americanos para restaurar a ordem em uma Inglaterra destruída, o filme não possuía nem de longe uma pequena parte do charme do original. Quando falo sobre a dificuldade de se criar magia, sempre cito o exemplo do filme de Danny Boyle. O sucesso de "28 Days Later" encorajou um grande estúdio a não poupar esforços para produzir algo ainda maior, e de fato, com "28 Weeks Later", a ação e os efeitos e a escala foram potencializados. Ocorre que tudo o que tornara o primeiro tão especial, tão aterrorizante, tão único, jamais poderia ser reproduzido, por mais dinheiro que o estúdio estivesse disposto a investir. No final, apesar de oficialmente parte de uma mesma história, "28 Weeks Later" não pareceu mais do que um regular filme de ação, algumas cenas bem feitas, mas comum demais para deixar alguma marca, gozar de alguma relevância. Retomando os eventos do primeiro, o diretor Juan Carlos Fresnadillo se provou um excelente "diretor de filmes de James Bond". Soube onde colocar as câmeras, seguiu a cartilha, fez as suas cenas de ação grandiosas. Apenas se esqueceu daquilo que jamais falta a um Cronenberg ou a um De Palma ou a um Clive Barker ou a um James Wan. Pura paixão. A coragem para correr riscos, destemor completo em expressar qualquer desejo ou obsessão, traduzindo dores muito pessoais em imagens para as telas.


Eu precisei da comparação acima para ilustrar quão fácil teria sido para os criadores de "Monsters" caírem na mesma armadilha. Assim como "28 Days Later", "Monsters" ganhou status de cult pois foi crescendo nos corações das pessoas pelo tom incomum com que o diretor Gareth Edwards contou a história de amor para seus tão bem escritos personagens e a honestidade com que tratou os "Monstros", nos sugerindo o cenário mais plausível para a vinda de seres extraterrestres `a Terra. Considerando a importância do original, a concepção de uma sequência parecia uma péssima ideia antes mesmo que algo sobre o enredo tivesse sido veiculado. Quando "Monsters: Dark Continent" entrou em gestação, eu mesmo imaginei que teríamos uma ficção científica frouxa e barulhenta que em nada homenagearia a paixão e o frescor tão marcantes no anterior. Qual foi a surpresa, o segundo filme apenas agregou mais originalidade e valor `a premissa.


Apesar de diversificados em enfoque, para ambos os filmes o plano de fundo segue imutável, qual seja a vida extraterrestre em sua mais extravagante, melancólica forma. Não apenas se repete o plano de fundo, mas também o tratamento que os cineastas Gareth Edwards & Tom Green dispensam a seus mistérios, mantendo-os nas sombras, respeitando-os, retratando-os em sua divindade e magia com muita discrição. Eu prefiro tratar sobre pontos tão importantes fazendo um comparativo entre os filmes objeto de minha resenha e os grandes clássicos a partir dos quais parece mais fácil falar sobre tudo o que veio depois. Assim, Gareth & Tom devem ter aprendido com Clive Barker e sua obra seminal "Hellraiser" que "menos é mais", e que o beijo da morte para qualquer filme de Horror acontece quando seus monstros ou maravilhosos encantos perdem o mistério pelo pecado da super exposição, o tiro no pé que mais derruba histórias do tipo. Ao contrário, quanto menos se mostra, e mais crédito se dá `a criatividade humana para preencher as lacunas, eis o caminho para um grande filme de Terror. Cinéfilos que amam os Monstros verão uma representação fantástica e surreal de vida alienígena. Deslumbrantes e enormes e poéticas, as criaturas fogem a qualquer categorização, difícil explicar. Lembro-me de um conto do grande Clive Barker, "The Skin of Their Fathers", onde descreve monstros do tipo como enormes e extravagantes, "um pássaro desenhado por um esquizofrênico". Alguém precisaria da genialidade de Clive Barker para procurar reproduzir o impacto de tão impressionantes criações, em uma resenha, portanto tomo a liberdade de transcrever um trecho para que pela leitura de sua prosa tenham uma noção da poesia envolvida na concepção dos Monstros dos dois filmes. Mesmo obras distintas - o conto de Barker & os filmes de Edwards & Green - o tratamento ao elemento da fantasia é o mesmo:


"Fora da casa, Lucy tinha ouvido o diálogo. Abandonou o refúgio de sua choça, sabendo o que ia ver contra o céu deslumbrante, mas nem por isso menos atraída pelas monumentais criaturas que se reuniram em torno da casa. Sentiu angústia ao recordar as alegrias perdidas daquele dia, seis anos antes. Ali estavam todas aquelas criaturas inesquecíveis, uma incrível seleção de formas...
Cabeças piramidais coloridas de rosa, torsos de uma proporção clássica, que caíam em franjas de carne murcha. Uma beleza chapada e acéfala cujos seis braços de madrepérola brotavam em torno de uma boca que ronronava e pulsava. Uma criatura parecida com uma onda de corrente elétrica, em constante movimento, que emitia um som doce e modulado. Criaturas muito fantásticas para serem reais, muito reais para duvidar, anjos caídos. Tinha uma cabeça que balançava para frente e para trás sobre um pescoço muito fino, como se fosse um pêndulo absurdo, azul como o céu de uma noite que chega antes de tempo, e salpicado de uma dúzia de olhos como outros tantos sóis. O corpo de outro pai se parecia com um leque que se abria e fechava de excitação, e cuja carne laranja se avermelhou ainda mais quando soou de novo a voz do menino.

– Papai!" (Clive Barker, Livros de Sangue, "As Peles dos Pais")

No texto acima, há um elemento de fantástico, de conto de fadas, e ao se falar na representação das criaturas de "Monsters", semelhante tratamento se aplica. No primeiro "Monsters", as criaturas guardam um certo padrão, lulas gigantes grandalhonas, mas não tão enormes assim, cheias de tentáculos, emitindo uma charmosa fosforescência. Para a continuação, o diretor Tom Green procurou trabalhar em cima de um maior leque criativo, com monstros que atingem o tamanho de prédios de 20 andares, aproximadamente, outros menores, que correm como búfalos em manada, e alguns semelhantes a libélulas, capazes de serem guardados dentro de caixinhas. Em ambos os filmes, as criaturas inspiram um poderoso sentimento de tristeza. Ali estão os monstros, primeiramente na América Central, depois no deserto do Oriente Médio, confusos, em um mundo que não o seu. As criaturas não pediram pela guerra, foram arrastadas para o confronto forçadas por um acidente com a sonda da NASA, que trouxe os esporos. A vida daqueles seres misteriosos resume-se a perambular por cenários desolados enquanto são incansavelmente perseguidas e odiadas. Atrapalhadas e irracionais, guiadas por puro instinto de sobrevivência, não diferem quase em nada de um animal selvagem, por exemplo, solto na civilização. Dia desses, estava assistindo a um filme de um ator até hoje muito querido, Christopher Lambert. Quando eu tinha 14, 15 anos, eu me lembro que Christopher Lambert fazia aqueles filmes de ação que costumavam passar nos cinemas, estilo "Marcado para Morrer" & "Os Franco-Atiradores". Eu não os perdia, jamais, do mesmo jeito que não deixava de conferir as coisas que o Steven Seagal e o Van Damme lançavam todos as férias de meio de ano. Estamos falando de 1994, 1995, eram outros tempos, mais simples, e as pessoas ainda não haviam se tornado tão cínicas. Enfim, nessa proposta nostálgica, eu me recordo do primeiro filme do Christopher Lambert, que o tornou astro, nos anos 80, um drama histórico chamado "Greystoke", a lenda de Tarzan. Christopher Lambert interpretava o protagonista tirado das selvas e trazido de volta ao convívio da sociedade britânica depois de ter passado toda a vida na natureza selvagem e feito dos animais selvagens sua família. Ao visitar um zoológico, ele reconhece o gorila que na selva fora seu pai, e o animal selvagem também o reconhece. Decidido a ajudá-lo, ele abre a jaula e o ajuda a escapar, mas quando ambos são encurralados em um parque e o animal sobe na árvore para se proteger, é abatido a tiros, para o desespero do personagem do Christopher Lambert, que chora e diz que aquele era seu pai. Essa cena permaneceu na minha cabeça, por todos esses anos, e a acho emblemática para definir a tragédia das criaturas de "Monsters" & "Monsters: Dark Continent": incompreendidas, no lugar errado, afastadas de seu habitat natural, perseguidas, odiadas, amedrontadas, acuadas. A destruição causada, a razão primordial do Horror, não se deve a nenhum senso de antagonismo ou maldade, apenas ao medo e `a incongruência do convívio entre seres tão enormes e incompreensíveis em um mundo de seres humanos míopes e odiosos.

"Monsters: Dark Continent" utiliza os Monstros com o mesmo propósito, como o onipresente elemento fantástico indiferente, no plano de fundo, observadores imparciais dos dramas de gente comum em uma terra onde impera a magia. Como drama central, o diretor Tom Green realizou o tipo de filmes que as pessoas que apreciaram "Guerra ao Terror" vão salivar diante do prospecto. Ambientado no Oriente Médio, "Monsters: Dark Continent" atira um grupo de amigos norte-americanos e nós juntos em uma jornada pelo coração dos mais desoladores, perigosos recantos. Os Monstros, aqui diferentes e evoluídos desde que os vimos pela primeira vez, não são a maior preocupação dos heróis. Visto como suspense de guerra, "Monsters: Dark Continent" em nada fica devendo a "Guerra ao Terror", e assim como o premiado filme de Kathryn Bigelow, parte do bom desenvolvimento dos personagens para criar algum sentimento de empatia e identificação. Do momento em que "compramos" essa turma como autênticos amigos e sabemos identificá-los por suas diferentes personalidades, o diretor Tom Green nos "coloca no bolso", e nos carrega juntos para a linha de fogo. Sabemos que a maioria daqueles rapazes não resistirá até o final, mas a antecipação de quem será o próximo a cair torna a experiência um "ataque cardíaco" de aproximadamente duas horas de duração. Enquanto o trunfo de Gareth Edwards tenha sido o desenrolar de uma história de amor, uma espécie de "Antes do Amanhecer" sombrio e aterrorizante, o diretor Tom Green reúne tudo o que há de melhor nos filmes de guerra e nos conta como um conflito pode transformar a dinâmica de relacionamentos e os espíritos dos soldados, imbuindo sua sequência com um ar de "Heart of Darkness" de Joseph Conrad, onde ao invés do misterioso rio, os homens precisam atravessar vales desertificados para cumprir a missão. Vocês veem como os dois filmes se complementam muito bem. Apesar de não retomar a continuação exatamente a partir de onde a história deixara os protagonistas, "Monsters: Dark Continent" obedece o modus operandi do original, respeitando a mitologia de suas criaturas, mas explorando outros terrenos. Edwards, que volta como produtor executivo do segundo filme, não podia ser mais generoso ao colega Green, tendo lhe concedido a liberdade para escrever sobre o que quisesse. O cineasta sempre disse que um dos aspectos que mais o fascinara no primeiro era a intervenção do Estado e a administração da crise, a ocupação militar de americanos em terras estrangeiras. Fica patente a razão por que Green seguiu a proposta de soldados no Oriente Médio.

Edwards & Green merecem reconhecimento pela sensibilidade com que trataram o "diferente". Apesar de seus Monstros renderem cenas inesquecíveis em termos de visual e impressionantes efeitos, as criaturas exercem um papel muito claro nos dois filmes, permanecendo a maior parte do tempo vagando ao fundo, enquanto os protagonistas humanos que tanto temem as criaturas se veem mais vítimas de seus próprios sentimentos ou da maldade dos semelhantes do que da presença de vida extraterrestre. Não foi a primeira vez que a ideia foi explorada, e ultimamente tivemos excelentes suspenses sobre a visita de alienígenas, o mais notório deles "Os Escolhidos". "Monsters 1&2" se destacam por ousarem experimentar com a premissa, contar uma história de amor fadada ao término assim que o fim da jornada chegar, por exemplo, no primeiro, ou sobre como soldados voltam tão diferentes para casa após suas guerras, a externa, da qual escapam com vida, e interna, que precisarão carregar consigo para sempre, no segundo. Pela ousadia, destacam-se como os dois melhores filmes de monstros da última década. De certa forma, não diferem muito de "Ôdishon", de Takashi Miike. O filme de Miike começa como drama, o herói perdendo a esposa para o câncer e amargando 7 anos de viuvez, depois adquire cores dos típicos romances açucarados com leves momentos de humor estrelados por Rachel McAdams, quando o amigo do herói o incentiva a encontrar uma namorada a partir de um processo de audição de atrizes para um filme, e o cara conhece uma misteriosa bailarina de olhos tristes, e finalmente vira um pesadelo "cronenberguiano" quando as informações dadas pela moça naquele dia da audição não batem com a realidade, e o protagonista passa a desconfiar de que ela é uma serial killer. Os filmes de Edwards, Green & Miike exploram arcos narrativos e correm riscos, e em uma época de pouca a nenhuma ousadia, verdadeiros artistas surgem em poucas luas. Aproveitem.

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