Vocês se lembram de quando os filmes de ação realmente nos cativavam, a
ponto de torcermos e reagirmos conforme o rumo que a
aventura nos levava? Vocês se recordam de um modo de se fazer cinema que hoje
parece extinto, e apenas ocasionalmente você reencontra em joias lançadas no
mercado direto-para-DVD estilo "Skin
Trade" e "Outlander Guerreiro vs. Predador"? Fiquem
de olhos abertos para não perderem um dos melhores filmes de ação de 2015. Se
você foi uma criança nos anos 80 ou veio depois, mas aprendeu a cultivar
amor pelos filmes daquela Era, fique certo de que em 2015 não encontrará
melhor oportunidade para dar uma deliciosa volta através do túnel do tempo.
Senhoras e senhores, conheçam "Big
Game"!
Oskari (Onni Tommila) acaba de completar 13 anos de idade, e conforme a tradição de uma vila de caçadores na inóspita imensidão das montanhas na Finlândia, terá de mostrar o valor em uma espécie de rito de passagem a que os homens devem se submeter. Os adultos o deixarão a sós na natureza selvagem, para que dentro de um dia regresse à vila com uma grande caça, de modo a provar que de fato cumpriu a transição da infância para a maturidade. Oskari e seu pai, o respeitado caçador Tapio, visitam a cabana reservada a passar adiante a memória daqueles que já se submeteram à prova de fogo. As fotos mostram os cidadãos da vila, ainda jovens, orgulhosos ao exibirem seus troféus, sejam cabeças de ursos ou chifres de veados. Oskari apanha a foto do pai, batida quando Tapio tinha a mesma idade do garoto, em 1968, e a guarda dentro do bolso, certo de que a inspirará a dar seu melhor. No caminho para a entrada da cordilheira, Tapio entrega um mapa ao filho e chama a atenção para um círculo feito com caneta porosa vermelha. Ele explica ao menino que faria melhor procurando os cervos naquela porção da cordilheira. Tapio o orienta a se pôr de pé antes mesmo do amanhecer e sempre se guiar pela direção do vento.
Durante a abertura da cerimônia presidida por Hamara, o mais velho dos caçadores, Oskari é convidado a manusear
o arco para exibir a força, uma forma de atestar que se encontra preparado para
os desafios que as montanhas imporão. Quando para a vergonha de Tapio e principalmente do menino ele não
consegue reunir forças para puxar totalmente a corda para trás, o veterano
orienta o pai a desistir da
empreitada: o menino não parece pronto. Tapio
insiste que o filho os surpreenderá positivamente. Os demais caçadores se
agregam na clareira para acampar e esperar pelo retorno do menino no dia
seguinte, preferencialmente com uma impressionante caça. Tapio mostra ao filho como guiar a motocicleta e a carroceria acoplada. Em
um discurso diante de seus homens, Hamara
lembra, enquanto o menino parte para a missão: "A floresta é uma
rigorosa juíza de valores. Ela dá conforme o mérito. Nada é dado gratuitamente,
na verdade exige força e luta. Um garoto acaba de rumar para a natureza
selvagem, mas voltará um homem!".
A muitas milhas dali, um cavalheiro faz a barba diante do espelho. Ele passa os
dedos sobre uma cicatriz no peito, típica de quem passou por uma cirurgia
cardíaca de gravidade. O grandalhão se chama Agente Morris (Ray
Stevenson) e ele é o guarda-costas mais próximo do Presidente dos Estados
Unidos. Uma tomada externa nos mostra o enorme avião Força Aérea Um ladeado por
caças de guerra. Morris veste o colete com certa dor e mastiga
analgésicos. Ao passear pelos corredores do Força Aérea Um, ele avisa ao staff do
Presidente que deverão pousar em Helsinque dentro da próxima hora. Morris
se reúne ao Presidente William Alan Moore (Samuel L. Jackson) na cabine. Os
dois têm uma longa história juntos: no passado, Morris se meteu na
frente do Presidente para tomar uma bala e salvar a vida do chefe (daí a marca no
peito). A heroica ação lamentavelmente deixou sequelas, pois por uma questão de
precaução os cirurgiões jamais retiraram os fragmentos do projétil. Sabe-se que
um dia os fragmentos se aproximarão do coração a ponto de provocar um infarto
fulminante. Em razão de sua condição inconstante, apesar da estima que
tem pelo guarda-costas, o Presidente Moore não tem outra alternativa, que não o
aposentar, o que deverá acontecer ao regressarem da viagem para Helsinque. Moore
folheia um jornal, desanimado. Sua presidência vive o pior momento político, e
a última coisa que deseja é aturar a chatice de uma conferência em Helsinque. Morris
vê que o Presidente escondeu os biscoitos de chocolate que a Primeira Dama o
proibiu de beliscar. Brincalhão, o guarda-costas recomenda que seu patrão não
se negue o prazer & coma enquanto há tempo. Eles interagem como amigos, porém algo no olhar
de Morris indica que um plano traiçoeiro foi urdido. O guarda-costas
avisa que se encontrarão de meia hora, e se despede.
Oskari monta acampamento às margens de um córrego, e sobe e desce o curso do mesmo na
esperança de topar com um grande cervo. Treinando o arco e flecha, ele se sente
frustrado por não conseguir puxar a corda ainda, e mesmo quando esboça um disparo, a
flechada não parece contundente o suficiente para penetrar o tronco. Oskari
fantasia derrubar um cervo, cortá-lo com uma faca de caçador e, como os homens
da vila, comer o coração da presa para marcar a transição para a fase
adulta. Para seu azar, a caça ainda não deixou o fértil terreno da fantasia infantil. Naquelas
redondezas, um helicóptero de safari transporta um cavalheiro e 3 secretários, rente às copas das árvores. O guia os levará a uma área onde o cliente terá a
oportunidade de encontrar as melhores caças. Ao chegarem, o cavalheiro, chamado
Hazam (Mehmet Kurtulus), escolhe um platô mais elevado que abre para um vale
ladeado por pinheiros e, ao longe, oferece uma espetacular vista da abertura
entre as cordilheiras. Os "secretários" descarregam os "equipamentos",
na verdade lança-mísseis chineses capazes de derrubar aviões comerciais. O guia
se assusta com a cena e pergunta se são terroristas. Hazam sugere que o homem
trate de correr, e, apavorado, o guia empreende fuga bem à vista dos
terroristas. Hazam deseja testar seu lança-mísseis. Depois que a vítima se
afasta o suficiente, Hazam efetua um disparo certeiro. A arma está pronta para
fazer estrago.
Morris realiza uma visita ao cockpit. Os ânimos são os melhores, o avião
deve chegar a Helsinque em menos de 45 minutos. Morris consulta o relógio
de pulso, como que esperando por um determinado evento. Subitamente, o staff reporta que o Força
Aérea Um encontra-se sob a mira a laser de armas em terra. Os pilotos dos caças
reportam a mesma situação. Ao tentarem adotar as medidas adequadas a rechaçar o
ataque, o staff descobre que o sistema sofreu inexplicável pane. Morris
lembra os companheiros que devem dar prioridade ao Presidente, e
praticamente o arrasta à força até a cápsula de fuga. O Presidente tenta argumentar com seu guarda-costas, mas Morris é enfático. Ele alerta que estão sob
ataque. A cápsula será ejetada em segurança, e quando chegar à terra firme, o
Presidente deve aguardar pela chegada de Morris e os
demais agentes do serviço secreto. O Presidente é atirado em segurança para fora do Força
Aérea Um. Os colegas de Morris vestem os paraquedas e tratam de saltar. Na boca do cargueiro, um dos rapazes comenta que
os paraquedas não estão abrindo, e seus companheiros estão caindo para a morte certa. Antes que
o rapaz entenda a cilada em andamento, Morris saca uma pistola e atira à queima-roupa. Em seguida, veste o único paraquedas realmente
funcional, e pula tranquilamente, bem a tempo de escapar do Força Aérea Um, que é
atingido irreversivelmente por mísseis, assim como o são os caças.
Nas montanhas, ao final da tarde, não custa a escurecer. Oskari cruza a
floresta em sua motocicleta quando subitamente se assusta com luzes vermelhas
vindo de cima e a súbita mudança no sentido do vento. Acho que qualquer pessoa no lugar do garoto imaginaria algo
como OVNI, mas o que Oskari enxerga é o enorme Boeing vindo abaixo em
plena floresta, deslizando "de barriga" e perdendo parte da fuselagem no processo,
deixando um rastro de destruição até parar em um lugar indeterminado. Claro que o Presidente não se encontra mais
ali dentro, lembrem-se de que ele foi ejetado na cápsula. No
Pentágono, na sala de controle, uma unidade antiterror logo se forma. O
Vice-Presidente (Victor Garber) está presente à reunião, assim como General
Underwood (Ted Levine) e o especialista em terrorismo Fred Herbert (Jim
Broadbent). Perspicaz, é Herbert quem ventila que o ataque partiu "de
dentro". O Força Aérea Um é um avião preparado para todas as ameaças
externas. A equipe teria tempo para preparar as medidas para impedir que os
mísseis atingissem o avião. Alguém da própria equipe deve ter sabotado o
sistema de defesa. Ele lembra que o avião se preparava para aterrissar, descendendo em uma rota de
pouso rumo ao aeroporto de Helsinque. Mísseis teleguiados, superfície para ar, teriam
como causar estrago. A sala de controle programa os satélites norte-americanos para
aquela distante região na Finlândia, e organiza a desencontrada missão de resgate.
Morris pousa em segurança em algum ponto da floresta. Ele se identifica
no rádio, "aqui é agente Echo-Mike, alguém me recebe?".
Ninguém responde, afinal nenhum dos outros agentes, alheios à trama macabra,
sobreviveu à queda. Em outro lugar, Oskari se depara com a
cápsula presidencial. O Presidente precisa que alguém acione, do lado de fora, a
sequência correta para destravar a pesada porta. Ele escreve com o dedo na janelinha a sequência correta, "1492", e o menino a põe no teclado,
liberando a abertura. Oskari sai correndo, ainda assustado, e observa o
Presidente emergir, à distância. O Presidente William Alan Moore risca o
sinalizador e pede para que seu salvador mostre a cara. Oskari arremessa
seu rudimentar "telefone", na verdade dois copinhos ligados
por um cordão. "De que planeta você vem?", é a primeira
pergunta do menino. O Presidente responde "Eu sou da Terra! É uma
criança que está falando?". Oskari finalmente decide aparecer,
e pergunta quem William é. O Presidente fica surpreso ao não ser reconhecido, porém apresenta o passaporte e ganha a confiança do menino. Na sala de controle do Pentágono, há uma prematura comemoração quando os helicópteros do resgate
comunicam a proximidade do sinal emitido pelo transponder. Eles acabam realizando uma
"batida" em um humilde rancho perdido na vastidão da Noruega:
o transponder havia sido apartado da cápsula e plantado em outro lugar, que
nada tinha a ver com o ponto da queda, justamente para enganar as forças de
resgate e ganhar tempo para os terroristas.
Herbert, o consultor da CIA, reitera que pelos elementos colhidos, trata-se da ação de um "chacal solitário", um homem dissociado de qualquer ideologia radical, movido exclusivamente por razões bem pessoais. Embora na sala de controle o consenso seja de que o Presidente tenha sido morto, Herbert lembra que o intento dos vilões pode ser capturá-lo com vida para se vangloriarem na internet e enumerar exigências absurdas. Descobrimos que o amargurado Morris trabalha para Hazam. Quando Hazam, Morris e seus asseclas chegam ao exato ponto da queda da cápsula, mal contêm a alegria, Hazam até mesmo pedindo a um dos subordinados para preparar a máquina fotográfica para o grande momento, a retirada do Presidente. Para surpresa geral e especial fúria de Morris, não encontram William Alan Moore ali dentro. Longe dali, Oskari e William se conhecem melhor. O garoto fala da enorme sorte em o Presidente ter sido encontrado, pois a cápsula caíra em uma região inóspita das montanhas, particularmente frequentada por ursos. Quando William pergunta a Oskari se o menino consegue matar um urso, o garoto titubeia, e insiste que um dia virá a ser tão admirado quanto o pai Tapio. Oskari determina que passará a chamar o novo amigo de "Presidente", e pede para que William o chame de "Ranger". William não acredita na sorte ao se deparar com a motocicleta de Oskari, uma alternativa até que chegue `a cidade mais próxima. Oskari, no entanto, não quer saber. William insiste. "Meu jovem, trata-se de uma emergência nacional, preciso confiscar seu veículo", tenta arrazoar, o Presidente, porém o menino retruca "E trata-se de meu aniversário. A floresta é enorme, e, sozinho, você vai se perder. Minha floresta, minhas regras. Sente-se aí atrás", Oskari ordena, e em uma cena bem-humorada, William engole o orgulho e vai se sentar na carroceria, Oskari no comando da motocicleta.
Morris e Hazam tentam compreender como o Presidente conseguiu se evadir da cápsula. As pegadas de Oskari chamam a atenção do agente, que deduz que outra pessoa, surpreendentemente uma criança, o ajudou a fugir. Hazam faz um sinal com a cabeça para um de seus homens, mas Morris é mais rápido. O agente saca a arma e mata o subordinado de Hazam. Furioso, esbraveja que o plano continuará o mesmo: ele entregará o Presidente com vida a Hazam, e o terrorista efetuará um depósito milionário na sua conta bancária. Hazam pergunta se tudo correrá como planejado, e Morris explica que até que o Pentágono junte as peças do "trabalho interno" envolvido na derrubada do Força Aérea Um e remaneje os Seals para o local correto, terão tempo para agir. Na sala de controle, Herbert continua a disparar suas assertivas deduções: parte dos terroristas deve ter se infiltrado sem chamar atenção ao contratar os serviços turísticos de transporte e caça na Finlândia. Deste modo, puderam embarcar com armas em um helicóptero sem levantar suspeita. Os mais potentes satélites são reprogramados para unirem forças sobre a região onde o drama está se desenrolando.
Ao chegar ao vale, Oskari consulta o mapa, e parece
animado. Ele conta que Tapio
sinalizara o ponto como a passagem onde o trânsito de veados se intensifica. Eles devem aguardar atentos até as primeiras horas da manhã,
quando provavelmente uma excelente caça surgirá diante da mira de seu arco e
flecha. William, claro, acha tudo uma maluquice, porém de uma maneira doce vem
a se acostumar às excentricidades do jovem caçador! Aqui, vale mencionar que as
imagens que são exibidas na tela tiram o fôlego tamanha sua riqueza, e ao invés de
escrever laudas e mais laudas sobre a simplicidade e beleza lírica de dois
estranhos agora amigos comendo e conversando às margens de uma fogueira sob
uma noite de manto estrelado, prefiro que os amigos confiram o lindíssimo take acima. Demonstrando profundidade, o diretor Jalmari Helander, também roteirista, presenteia seus
personagens, interpretados tão impecavelmente, com linhas e mais linhas de diálogo
cheias de contundência e verdade. "Como é ser poderoso?",
"Ranger" pergunta, ambos provando salsichas ao gosto da fogueira.
"Poder é efêmero", William analisa, "algumas horas atrás, eu
poderia ordenar que a maior força bélica do planeta invadisse e conquistasse
qualquer outro país neste mundo, agora não consigo nem pedir pizza". Oskari
fala sobre o significado daquele rito de passagem na sua vida, e exibe
orgulhoso uma foto de Tapio,
em 1968, aos 13 anos, retornando triunfante com a cabeça enorme de
um urso. O Presidente comenta a semelhança entre Tapio na foto e Oskari hoje. "Quando eu voltar, ninguém
mais vai rir de mim. Você precisa ser duro na Finlândia", Oskari
observa. William coloca sua posição, "Às vezes, basta parecer duro",
e prossegue contando a história de uma vez em que foi fazer um importantíssimo
pronunciamento e o mundo inteiro estava de olho em sua pessoa. Ele havia ido
urinar, e sem querer, feito uma trapalhada ao fechar o zíper. "Procure o
vídeo no Youtube, veja se você nota a forma como eu casualmente seguro as notas
na frente da calça, mas também preste atenção que enquanto faço o
pronunciamento, minha voz não hesita, minhas mãos não tremem, eu comando todas
as atenções. Por dentro, eu estou em frangalhos, aterrorizado com a
possibilidade de ser lembrado pela História como o Presidente que urinou nas calças,
porém por fora sou uma rocha".
Na manhã seguinte, o Presidente desperta assustado, mas se tranquiliza
ao ver o menino mais à frente, imitando um cervo para atrair os veados. Oskari
avisa que o sentido do vento encontra-se a favor da rota. "Feliz aniversário, por
falar nisso", o Presidente o parabeniza. Oskari encontra um sapato
e o mostra a William, afirmando que deve se tratar do par perdido do Presidente. Ao descer um
pouco mais pela trilha, o garoto é surpreendido por um refrigerador, ali no meio do nada, alimentado por um gerador. Oskari encontra a cabeça de
um cervo e uma carta do pai dentro, lhe desejando feliz aniversário.
Subitamente, fica claro ao menino por que Tapio
insistiu para que se deslocasse para o ponto grafado no mapa. Tapio havia
preparado o freezer com a cabeça do cervo. Apesar de compreender a boa intenção
do pai, Oskari se sente humilhado. É como se Tapio jamais tivesse
acreditado na capacidade do filho de abater um veado daquele tamanho. Mais
acima, William encontra os corpos dos agentes estatelados nas rochas. Um
exame mais atencioso dos paraquedas revela que os cabos haviam sido
criminosamente incapacitados por alguém do grupo. O Presidente começa a
somar as peças, a perceber que algo de estranho se sucedeu, e apanha a
metralhadora de um dos corpos. Presidente e caçador parecem alheios ao perigo. Morris,
Hazam e os terroristas são atraídos pela réstia de fumaça a escapar da fogueira
do ponto onde a dupla passou a noite. Quando camuflado por trás de uma rocha o
Presidente enxerga Morris ao lado do notório terrorista, deduz que foi
o agente secreto o mentor da traição. Exibindo a caixinha de suco, Morris anuncia que
William deve estar próximo. Hazam ordena que os rapazes chamem o helicóptero.
William corre atrás de Oskari e o encontra chorando, sentado em cima do freezer. O garoto desabafa e conta que nem mesmo o pai acredita no seu potencial. William procura consolá-lo, e o presenteia com um broche com as cores da bandeira americana. "É um lembrete de que você me encontrou, me resgatou e me ajudou... e que eu acredito em você", William o consola. O Presidente explica ao menino que a derrubada do Força Aérea Um não foi acidental, e que homens muito malvados estão a caminho. Determinado a preservar a vida da criança, William explica que eles precisam se separar. O garoto deve se afastar o máximo possível do Presidente, e deixar as montanhas em segurança. William promete que saberá tomar conta de si. Oskari, no entanto, não abandonará seu novo amigo. Morris aparece, com a ladainha sobre estar impressionado com a resiliência do Presidente, e que se ele tivesse sido um líder melhor, nada daquilo teria acontecido. William pede que os bandidos deixem a criança fora daquilo, mas Oskari novamente sinaliza que não vai dar as costas. Ele tenta atirar com o arco e flecha, mas o disparo sai errado, e Morris faz pouco da habilidade do jovem caçador. O agente secreto se aproxima ameaçador, e William aponta a metralhadora, ordenando que pare, senão atirará. Morris toma a metralhadora das mãos do Presidente e o humilha dizendo que primeiro precisa aprender a destravar a arma para atirar. Morris aproveita-se da vantagem e o derruba com alguns golpes. Embora saibamos que eventualmente o Bem triunfará sobre o Mal, ao menos naquele instante tudo parece perdido. Oskari obedece a ordem de William e parece se afastar da situação, subindo o paredão e apenas aparentemente deixando o vale.
Hazam e seus asseclas chegam de helicóptero. Eles aproveitarão o
freezer para "guardar" o Presidente e transportá-lo até o
cativeiro. Ele é aprisionado no freezer, e içado pelo helicóptero. Oskari,
que observa o drama à distância, encontra dentro de si a coragem para agir, e
quando o helicóptero está para carregar o freezer, executa um salto nas
alturas. Por pouco consegue se segurar, "pegando uma carona"
em pleno voo. Quando o piloto enxerga a incrível cena do menino agarrado ao
freezer, Hazam o aconselha a aproximar o helicóptero dos pinheiros em uma
tentativa de derrubar o jovem caçador. Morris se dependura do lado do helicóptero e
abre fogo contra os dois. Oskari puxa a faca e arrebenta a corda,
liberando o freezer do helicóptero. O garoto entra no freezer junto ao amigo
para escapar dos tiros de Morris, que está pairando sobre a
clareira. Os dois começam a sacudir o freezer para fazê-lo se mover, e o
mesmo sai rolando encosta abaixo, até chegar a um rio! Na sala de controle,
no Pentágono, os oficiais, que assistem à aventura por satélite, mal conseguem
acreditar na loucura, o Vice-Presidente particularmente atônito com o duríssimo
combate que William e o caçador local estão impondo aos terroristas. A corredeira
se encarrega de levá-los a um enorme lago, que descobrem ter sido o destino final do Força Aérea Um, parcialmente imerso, mas ainda ao alcance.
São 08:00 da manhã. Oskari menciona que seu pai e os caçadores
devem estar à espera na entrada da cordilheira. Mesmo em meio ao céu muito
nublado, o Presidente identifica o helicóptero executando a manobra de
aproximação pelo rio, então recomenda ao garoto que procurem se abrigar dentro
do Força Aérea Um para esperar pela chegada dos Navy Seals. Oskari e
William mergulham e nadam em direção ao avião. Eles conseguem entrar no Força
Aérea Um por uma das passagens submersas abertas. Conforme esperado, apesar de
parcialmente imerso, o deck superior encontra-se acima do nível do rio. Passos
são acusados na fuselagem do Força Aérea Um, e a dupla entende que se trata de algum terrorista. Há uma súbita explosão na fuselagem, e Hazam entra no Força
Aérea Um por uma corda. Oskari parece momentaneamente inconsciente, mas
William está bem acordado. Hazam arma uma bomba, e inicia-se a contagem
regressiva de 7 minutos, ao final da qual o Força Aérea Um irá pelos ares.
Hazam acha que será içado em segurança ao helicóptero por Morris. Qual
não é a sua surpresa, a corda é cortada pelo agente e agora Hazam se vê
aprisionado ao avião em vias de explodir. William tira uma onda com o
terrorista: "É, rapaz, eu imagino como se sente". Furioso,
Hazam saca a faca e os dois começam a lutar. Hazam mantém a vantagem sobre o
Presidente e força seu rosto para dentro d’água. Quando está para matá-lo,
escuta uma espécie de mugido esquisito. Ao olhar para os lados perguntando-se o
que é aquilo, Oskari surge com um extintor. Enfia-o na cara de Hazam e
esclarece "Isso é um cervo!". O terrorista ergue a metralhadora
em direção ao menino. William golpeia o bandido com um chute entre as pernas,
fazendo a metralhadora voar das mãos do terrorista e parar nas suas. O
Presidente destrava a metralhadora e exclama "Primeiro, você precisa
aprender a destravar, seu filho da puta". William abre fogo e
Hazam sai voando, projetado para trás pela força dos tiros.
O contador aproxima-se do zero. Oskari pergunta se terão tempo de nadar para longe dali, no entanto Morris continua acima do lago, no helicóptero. Se deixarem o Força Aérea Um pela água, serão alvos fáceis. William ressalta que os dois só têm uma alternativa: ejetar a cabine. Eles apertam os cintos, nos assentos do cockpit, e o Presidente puxa a alavanca que os arremessa violentamente para as alturas. Morris assiste a tudo do helicóptero, incrédulo. Os assentos ascendem como foguete, levando menino & homem. Os paraquedas são abertos, e o assento parece momentaneamente bailar no ar. Logo mais à frente, na mesma altura, encontra-se o helicóptero com Morris dependurado, metralhadora em punho. Oskari finalmente consegue puxar inteiramente a corda de seu arco para trás, e a trajetória da flecha é perfeita, atravessando o enorme espaço entre os assentos e o helicóptero. O colete de Morris acaba detendo a flecha, e o vilão sorri com deboche, levantando a metralhadora para atirar. Repentinamente, Morris leva a mão ao peito, cheio de dor. A flecha pode não ter atravessado o peito, mas estimulou os estilhaços da bala no coração a penetrarem mortalmente no órgão e levá-lo a um maciço infarto. Morris despenca para fora do helicóptero, e enquanto o agente secreto cai a uma enorme altura em direção ao lago, o Força Aérea Um explode, a massa de ar ascendendo e apanhando os paraquedas do assento ejetado, atirando Presidente & caçador para mais acima ainda.
Na sala de controle, o Vice-Presidente está para ser empossado, quando
os Navy Seals, que tinham acabado de chegar à entrada das montanhas e aguardavam pelos heróis ao lado dos caçadores locais, anunciam orgulhosamente que Presidente e menino
ainda estão vivos. Com os olhos cheios de orgulho, Tapio vê Oskari surgir à frente do Presidente William Alan
Moore. Ele corre para receber o filho, e Oskari apresenta o Presidente
como Bill. William o parabeniza pelo filho maravilhoso, "o homem mais
corajoso que conheci", elogia. Um dos Navy Seals pergunta se o
Presidente se sente melhor. William fala "Considerando tudo pelo que
passei, inclusive ser ejetado duas vezes do mesmo avião, sim, eu estou bem!".
No Pentágono, nos é revelado que o Vice-Presidente e Herbert sabiam o tempo
inteiro do atentado. Tratava-se de uma conspiração para que o Presidente fosse
assassinado e o vice assumisse a cadeira. No banheiro, distantes dos outros olhos, Herbert dá uma rasteira no Vice-Presidente,
que ao cair de mau jeito tem o pescoço partido. Herbert forja uma cena de modo a
encenar que o Vice-Presidente escorregou. Agora que Hazam, Morris e o
Vice-Presidente estão mortos, ninguém associará os eventos a Herbert, o mentor oculto de
todo o esquema. Na casinha dos caçadores, a foto de Oskari & William
passa a ocupar o lugar central da parede, imortalizando a aventura que os dois - um dia estranhos, depois melhores amigos - viveram nas montanhas.
No transcorrer de uma brilhante carreira que começou em 1972, Samuel L.
Jackson conquistou o estrelato em 1994, com "Pulp Fiction", e
desde então tem se mantido como um dos astros mais queridos e ocupados de sua
geração. Comédia, romance, drama, filmes de horror, ação... não há nada que
o astro não consiga fazer com excelência. Embora famoso pelos personagens
durões, é justamente quando reveste suas criações de inesperada
vulnerabilidade que realmente comanda a atenção. A facilidade com que ganha o público deve-se à facilidade com que faz parecer real e próximo o drama das pessoas
a quem dá vida. Talvez seu melhor desempenho, no pouquíssimo conhecido "Freedomland",
encapsule o poder da performance quando encarna seres humanos falhos movidos
por nobres intenções. Em "Freedomland", Samuel L. Jackson
interpretava um veterano policial que investiga o desaparecimento do filho
menor de uma mãe solteira. Ele mesmo luta com seus próprios demônios,
o remorso de se sentir um perdedor, pela tragédia do próprio filho já adulto, que vive entrando e saindo do sistema prisional. Finalmente, descobre-se que
foi a mãe quem matou o garoto, acidentalmente, quando lhe dera comprimidos em
excesso para dormir, para se encontrar com o namorado numa noite em que o
menininho dava trabalho. É claro que o detetive sente pena da moça, entristecido por tudo o que lhe aconteceu, e há
uma cena no final quando Samuel L. Jackson a visita no presídio e tem esse monólogo
poderosíssimo sobre como ele mesmo não foi um bom pai e tudo o que quer agora é
não desperdiçar o tempo e abandonar o filho, uma cena verdadeiramente
eletrizante que lamentavelmente poucas pessoas tiveram o prazer de conhecer. Em "Big Game", o astro retorna à ação,
um terreno que sempre explorou tão bem, mas aqui na forma de um herói relutante e
falível que em honesta e compreensível humanidade nos ganha facilmente para
a torcida. Onni Tommila interpreta Oskari, o herói deste filme, e
apesar de tornar críveis os conflitos gerados pelo rito do crescimento, o "pulo do gato"
consiste em como Jackson e Tommila interagem e triunfam sobre o Mal através da força que vem com a soma de seus respectivos defeitos e qualidades. Em
síntese um passeio na montanha-russa cheio de ferocidade, impressiona-me como
Jackson e Tommila conseguiram criar uma relação tão genuína, doce
e invejável, tudo no curso da ação! Eles são introduzidos como completos estranhos,
mas a natureza selvagem se encarrega de torná-los parceiros até o fim. A química
entre os dois heróis, que durante o processo de conhecimento acessam um amplo
espectro de emoções, do riso às lágrimas, me fez pensar em "Um Tira
& 1/2", com Burt Reynolds como o tira veterano que precisa aturar
como parceiro o garotinho que cresceu assistindo a filmes policiais, vivido por
Norman D. Golden II, vez que a criança testemunhou um importante crime e só
cooperará se o integrarem à Força Policial. Ray Stevenson interpreta Morris,
o traidor amargurado movido por pura inveja, e ao acompanhar o desenvolvimento
de sua evolução dramática, - inicialmente um aliado, uma pessoa de confiança,
que cresce para virar um completo demônio - percebi a diferença que um grande e
talentoso ator faz, principalmente quando tantas coisas diferentes estão
acontecendo na trama e precisa passar o recado em poucas cenas.
Refiro-me a olhares, à postura, à linguagem corporal... um vilão não precisa de
páginas e mais páginas de monólogo. No entanto, se do vilão não emanar
espontaneamente a malvadeza, mesmo em discretos gestos pequenos como abrir uma garrafa de champanhe, o filme de ação naufraga antes mesmo de estabelecer
as peças no tabuleiro. Stevenson provou seu valor anos atrás em um outro filme
de ação que infelizmente não foi bem-sucedido, "Justiceiro: Em Zona de
Guerra". Sua encarnação do Justiceiro foi apontada pelos fãs puritanos
como a materialização definitiva do personagem dos quadrinhos, e eu tenho de
concordar. Apesar de ter herdado a adaptação estrelada por Dolph
Lundgren no filme de 1990, e Thomas Jane no filme de 2004, a versão da
diretora Lexi Alexander, um banho de sangue, retratava a visão sombria e
macabra que as pessoas queriam ver quando da transposição da revista para tela. Diferente das encarnações anteriores, o Justiceiro de Stevenson era um
pitbull grandalhão, envelhecido, pesadão, corpulento, que despachava a escória
com golpes de artes marciais, que entre ossos fraturados e sangue vertido chegavam a afundar os rostos dos bandidos (um amigo meu me comentou, na época em que
o filme saiu, "Rapaz, isso parece Jogos Mortais!"). Parece
paradoxal, a necessidade do olhar diferenciado feminino, no caso o da diretora
Lexi Alexander, para uma tão sensacional e diferente incursão pela violência, tão própria ao universo masculino do "Justiceiro", contudo
ao ler um pouco sobre Lexi e descobrir que além de cineasta também foi campeã
mundial de Karatê, compreende-se a sensibilidade em retratar violência com um
senso de intimidade digno de poucos, mesmo homens. Alexander não apenas criou
uma obra especial pelo próprio talento. A escolha de Ray Stevenson para o papel
do Justiceiro foi divisora de águas, tanto em relação a escolhas de heróis para filmes do
tipo quanto ao fato de as pessoas terem levantado sérias dúvidas assim que a cineasta anunciara o artista para ocupar tão importante vaga. Depois, claro, as pessoas se
desculparam e renderam homenagem a performances tidas como definitivas. Do mesmo jeito que aconteceu em "Justiceiro: Em Zona de Guerra", em
"Big Game", a sua presença intimidadora dispensa o suporte de
demais vilões, e mesmo que Hazam, o Vice-Presidente e Herbert surjam no plano
de fundo na maquiavélica trama de usurpação do Poder, é sobre os ombros de Ray Stevenson onde repousam as atenções. Ele deixa claro que "quem manda naquela parada"
é o seu personagem Morris. Alto, pesadão e violento, Morris surge
nas telas como uma força malevolente da natureza, nos moldes dos mais clássicos vilões do
cinema. Mesmo no início do filme, quando ele visita o Presidente na cabine do
Força Aérea Um, e nada se sabe sobre seu envolvimento em uma trama macabra
posta à surdina em movimento, Stevenson entrega através de olhares e inflexões a inveja
que guia suas escolhas. Com o sotaque britânico e a presença
magnética, o porte e as táticas psicológicas de um bully, Stevenson se
assemelha a um "Russell Crowe do Mal". Um herói precisa de um
obstáculo enorme para escalar e vencer, e Morris consegue se impor simbolicamente como uma montanha a transpor, ainda maior do que aquelas que cercam o
Presidente William Allen e Oskari. O vilão vivido por Ray Stevenson
merece o tipo de temor e reverência que Clare Higgins, por exemplo, fez por
merecer em "Hellraiser 2", pela agressividade e violência da antagonista. O elenco periférico conta com gente do naipe do vencedor do Oscar
Jim Broadbent, Ted Levine, talentoso artista, notório pelo seu apavorante
retrato do monstro Búfalo Bill em "O Silêncio dos Inocentes", e
Victor Garber, de "Titanic". Falarei sobre os mesmos ao tratar de um outro ponto de "Big Game", mais abaixo.
Quando assisti a "Big Game", notei que o talentoso e seguro diretor Jalmari Helander exibia um estilo que lembrava os clássicos filmes de ação visualmente perfeitos e arrebatadores dos anos 90. Ocorreu-me que o outro diretor com quem mais parecia alinhado, em termos de interessantes escolhas fotográficas e ritmo, era um conterrâneo seu, o também finlandês Renny Harlin, um homem de visão que tendo criado alguns filmes definitivos para aquela época ("Risco Total", "Duro de Matar 2"), perdeu-se com superproduções inflacionadas de mínimo retorno financeiro ("A Ilha da Garganta Cortada"). Harlin só foi reencontrar seu verdadeiro chamado artístico espiritual ao retomar a estrada de volta aos filmes B, onde recuperou o velho balanço com trabalhos muito empolgantes como "5 Dias de Guerra" e "Caçadores de Mentes". Do mesmo jeito que fiz em outras resenhas, importante declinar que a semântica do termo "filmes B" não se traduz em obras inferiores ou ruins. Ao contrário, "filmes B" reporta-se a um estilo de cinema mais ligado a um jeito de se fazer filmes com a cara dos anos 80 e 90, um tempo mais simplório e menos sombrio, que hoje, a olhos "sofisticados", parece datado e superado. Para milhões, no entanto, eu inclusive, simboliza uma lufada de ar fresco em uma época lamentavelmente cínica e hostil. Em sua hora e meia de projeção, "Big Game" flui com a facilidade despreocupada típica a coisas que hoje, para matarmos a saudade, temos de ver em DVD, ou ocasionalmente, com lançamentos estilo "Skin Trade" e este "Big Game". E no que importa o diretor Renny Harlin, Jalmary Helander rende uma homenagem ao colega cineasta na sequência em que Samuel L. Jackson & Onni Tommila ejetam do Força Aérea Um. Vocês se recordarão que o herói de "Duro de Matar 2" fez a mesma coisa. Ademais, um dos melhores trabalhos de Harlin, "Cliffhanger", de 1993, com Sylvester Stallone, elegeu cordilheiras como palco para a trama. Harlin não é o único homenageado. Ao dividir o Mal em duas forças distintas, muitas vezes em confronto entre si (Morris versus Hazam), Helander parece brincar com um dos artifícios mais utilizados pelo veterano holandês Paul Verhoeven, que costumeiramente jamais concentra a figura do vilão em uma pessoa apenas, mas a partilha entre dois personagens, geralmente um chefe & seu subordinado (Dick Jones & Clarence Bodicker no "Robocop" original, de 1987) ou mestre & aprendiz (Cristal Connors & Nomi Malone em "Showgirls", de 1995).
Os impressionantes efeitos especiais se prestam a ilustrar as sequências mais inesquecíveis, e
entre diversos cenários de ação, digna de nota é a evacuação pelo Agente Morris
do Força Aérea Um, antes que os caças e o próprio avião sejam acertados pelos
mísseis teleguiados. Em uma visão de tirar o fôlego, acompanhamos Morris
afastando-se em queda livre, de costas para a Terra. À medida que vai se
distanciando do Boeing, subitamente, em sentido contrário, ascendente, cruza com os mísseis que passam quase ao lado. Ao exibir apenas um surreal
fulgor para acima das nuvens, apenas sugerindo o abatimento dos aviões e não
mostrando o impacto propriamente dito, Jalmari Helander mostra o mesmo gosto por estilo de
alguém como Gareth Edwards, o criativo cineasta por trás do primeiro
"Monsters", que desde as primeiras experiências exibia elegância e
discrição no trato de sequências envolvendo efeitos especiais. Pelo caminho
do talento, vimos que tanto em filmes de horror ("Monsters") quanto
de ação ("Big Game"), há
mil e uma formas de se utilizar as belezas e encantamentos que os efeitos
visuais podem operar. Na questão do encantamento, além de "acenar com o chapéu" para "Duro de Matar 2", a subida do assento ejetado emana uma aura de pura fantasia saída dos mais adoráveis
blockbusters de nossa infância, estilo "Goonies" & "ET O
Extraterrestre"!
Embora ambientado na Finlândia, o filme foi rodado na Alemanha. Parte da
geografia do relevo germânico envolve as montanhas nevadas dos alpes bávaros,
ao sul. Uma pesquisa na internet revelará uma região rica em lagos, rios, pastos
alpinos, minas e, claro, montanhas, cujos picos às vezes atingem 3 mil metros.
O cenário estonteante é frequentemente tocado por chuva e neve. Helander contou
com o olhar primoroso de Mika Orasmaa, seu diretor de fotografia, que do começo
ao fim cuidou de manter as câmeras do cineasta apontadas aos cantos mais generosamente
privilegiados de uma geografia que como um todo consagra facilmente os alpes bávaros
como um dos lugares mais belos do mundo. A fotografia de "Big Game" é tão protagonista da
aventura quanto o Presidente e menino. Uma fotografia fiel à atmosfera proposta pela trama sempre imprimirá um charme a mais. Quando a sustentação de
atmosfera faz parte das preocupações do time criativo, é melhor que este tenha um
profissional à altura. Como atesta "w Delta z", um dos mais
importantes filmes de horror dos últimos 10 anos, nem mesmo a melhor
performance no mundo ou a mais habilidosa direção teriam completamente suprido a
importantíssima função de luzes de neon, ruas bem vazias, e o cais
abandonado. Graças à fotografia de Morten Sorborg, Tom Shankland, diretor de
"w Delta z", pôde dirigir sua obra despreocupadamente, pois soube que a essência
da trama, o sentimento absoluto de melancolia, restaria preservado sob os
cuidados (ou melhor, as lentes), de Sorborg. No mesmo esteio, um dos cineastas vivos mais
importantes dos últimos 100 anos, o britânico John Boorman também se fez respeitar pelas imagens extasiantes que o consagraram como um dos artistas
mais visualmente espetaculares e interessantes do século XX, tendo inclusive se
tornado "darling" de
formadores de opiniões como a americana Pauline Kael. Ao longo da carreira
de Boorman, mesmo nos momentos quando todos os outros críticos de cinema
caíram como guilhotina sobre sua cabeça ao fracassar (como no caso de "O
Exorcista 2", em 1977), Kael esteve ao lado de Boorman, mais especificamente ressaltando suas imagens riquíssimas em criatividade. Quando você assiste a "Deliverance", uma das obras mais
relevantes da década de 1970, quando Boorman te arrasta para a jornada ao longo
do rio rumo ao desconhecido, junto aos personagens de Jon Voight, Ned Beatty,
Ronny Cox & Burt Reynolds, a paisagem selvagem e misteriosa que te
acompanha só parece apavorante pelo cuidado visual com que o cineasta o tratou, esmero tornado
possível graças à assistência do premiadíssimo diretor de fotografia Vilmos
Zsigmond, que emprestaria suas inspirações a outros clássicos do cinema americano como
"Contatos Imediatos de 3° Grau"
e "The Deer Hunter". No
caso de "Big Game" e o
trabalho conjunto de Jalmari Helander e Mika Orasmaa, o resultado é uma
sucessão interminável de tomadas que capturam com elegância os alpes bávaros, na
trama fazendo as vezes de uma passagem entre montanhas na Finlândia, revisitando temas que Boorman, por exemplo, estabelecera tão magistralmente em
"Deliverance", quase 40 anos antes: homem versus
natureza, em um terreno inóspito onde normas não se aplicam.
Tematicamente, "Big Game"
aborda uma série de tópicos muito pertinentes ao rito de passagem pelo qual
todos nós temos de passar, em diálogos muito reveladores entre homem e menino.
Apoiado na performance sempre excepcional de Samuel L. Jackson e a desenvoltura
do garoto Onni Tommila diante do veterano, o drama trará uma ressonância
íntima a pessoas que em determinados momentos de suas vidas também se sentiram como o
garoto Oskari. O tema do rito de passagem é universal, e muitos filmes
maravilhosos, por mais díspares que à primeira vista pareçam, exploraram-no de uma forma ou de outra.
O que caracteriza "Big Game" como um veículo que faz o mesmo, apenas melhor, é o excelente roteiro do próprio
Jalmari Helander, que ao invés de apresentar o Presidente conforme o estilo mais apetecível ao astro Samuel L. Jackson - descolado, cabeça fria, preparado,
destemido - e escrevê-lo como um homem comum que assim como qualquer outro ser humano
sente medo, frio e fome, cria momentos muito reveladores pelo viés da interação
entre Presidente e caçador, quando ambos descobrem coisas sobre si que
talvez individualmente não teriam percebido. O Presidente fala sobre a
dicotomia entre se sentir poderoso, no comando, em oposição a como realmente se sente às vezes por dentro. Ele diz que independente de suas inseguranças, a vida não lhe
dá escolhas que não parecer seguro, comandar as atenções, fazer-se respeitar. Oskari,
a seu turno, desabafa e reclama que nem mesmo o pai acredita em seu
potencial. Com honestidade, o menino diz que jamais deixará a sombra projetada pelo legado de Tapio. Toca-me a forma como duas pessoas vindas de realidades tão
distintas conseguem amortecer suas dores apenas por perspectivas individuais: por
mais que nos momentos mais baixos da vida você guarde uma opinião muito
negativa sobre si, a leitura que outra pessoa faz de sua conduta revelará coisas muito profundas e bonitas que provavelmente nos falte enxergar, seja por baixa estima, por apego ou pelo envolvimento emocional que embarga a sensibilidade,
o que não ocorre ao imparcial observador. O fato é que mesmo em seus
dissabores, o menino consegue enxergar no hesitante Presidente qualidades
alheias ao próprio, e o Presidente ressalta que mesmo que o pai tenha
duvidado da capacidade do garoto, o fato de Oskari tê-lo resgatado da
cápsula e o ajudado até ali o tornava um menino corajoso e de bom coração. É
claro que a partir dali, os dois amigos serão postos em contínuas provas de
fogo que trarão o melhor de dentro de seus espíritos. Como a criança diz em
dado momento, às vezes não basta parecer valente e seguro por fora,
precisamos efetivamente ser corajosos por dentro. O Presidente exibirá valentia ao derrotar o
terrorista Hazam dentro do Força Aérea Um e ejetar o assento ao lado de Oskari.
O garoto finalmente "abaterá" sua grande caça ao disparar a flecha
que derrubará Morris bem sobre a explosão no meio do lago. Ambos
descobrirão seus verdadeiros valores, superando obstáculos que inicialmente
julgavam intransponíveis. O cerne da questão, no entanto, não revolve
exclusivamente a emersão de suas melhores qualidades quando colocados sob teste.
Saltou-me aos olhos, na verdade, a dinâmica do relacionamento, a medida que em suas diferenças se complementam e aperfeiçoam ao longo do caminho, porque ao
final, se você pode afirmar que ambos terminaram melhores, muito devem ao que
aprenderam um com o outro. Samuel L. Jackson exibe uma adorável faceta nos instantes em que revela preocupação com o menino, durante a aventura e especificamente no desfecho, quando os dois se reúnem a Tapio, e ele o elogia pelo filho
maravilhoso. Você enxerga o orgulho nos olhos do pai, e é impossível não
engasgar de emoção. Em "Big Game",
o astro Samuel L. Jackson nos prova que mesmo tão hábil em blockbusters, pode ser ainda melhor quando os roteiros lhe permitem parecer justamente o que deve ser na vida real: um homem correto, bom e, afinal de contas, comum... gente
como a gente. Se vocês desejam vê-lo sob esta luz, quero recomendar duas
outras performances que seguem os mesmos moldes, e os farão admirá-lo ainda mais: "Freedomland" (lançado no Brasil em DVD como "A Cor de um
Crime") & "Destinos Ligados". Aqui, neste parágrafo de minha
análise sobre "Big Game",
gostaria de tecer considerações sobre um outro astro de ação, Steven Seagal,
pois o comentário a Jackson também lhe serve muito bem. No curso de uma carreira tão longa
quanto a de Samuel L. Jackson, por mais que tenha atuado em filmes de ação que anos mais tarde ainda guardam valor quando comparados aos lançamentos
modernos, a Steven Seagal jamais foi concedida a chance de interpretar,
realmente interpretar, um personagem com ambições, temores, incertezas... um
herói que soasse real. Não obstante tenha se tornado pelo próprio talento um
longevo ícone da ação, conforme eu escrevi certa feita ao fazer a resenha de
"Outlander Guerreiro versus Predador",
infelizmente, nenhum roteirista lhe ofereceu uma trama onde pudesse
fazer mais do que atirar ou bater ou ter de parecer tão implacável o tempo
inteiro. Por trás do estoicismo, há emoções e conflitos que se confiados a Seagal
trariam do astro interpretações no mínimo intrigantes, pela força da novidade. Talvez até renovassem o interesse das pessoas pelo seu trabalho. Os filmes de Seagal são muito retilíneos: o astro começa e termina a jornada como a mesma pessoa, os inimigos jamais têm uma chance, não há propriamente uma
ameaça, afinal ninguém lhe projeta sombra. Em coisas como "Big Game", ao contrário, a trama se move em um arco, as
pessoas iniciam e concluem suas jornadas diferentes, movidas pela experiência.
"Big Game" jamais teria
funcionado caso Oskari tivesse sido introduzido como o melhor dos caçadores, ou
o Presidente como o mais confiante dos líderes. Eles precisavam atravessar o processo de crescimento infligido pela dor para se tornarem maiores, e a
transformação, a se dar diante de nossos olhos, torna a jornada muito mais
impressionante e imprevisível. Aqui, acho pertinente trazer algo que John
Boorman disse, em relação a "Deliverance". Há uma cena que
ficou de fora do corte final, tida pelo próprio Burt Reynolds como o melhor
desempenho dramático de sua carreira. Depois que eles se perdem nas
corredeiras, o personagem de Burt sofre uma fratura exposta e Jon Voight, Burt
e Ned Beatty se veem no fundo da garganta, com o montanhense sobrevivente à
espreita acima, armado com a espingarda para matá-los, fica decidido que Jon, o
mais fisicamente apto, terá de subir a garganta, durante a madrugada, e esperar escondido em uma
árvore até que o montanhense surja às margens do abismo, para matá-lo com um
disparo de arco e flecha. Na noite anterior, Burt tem uma conversa com Jon, e
entoa um monólogo, encorajando-o a subir a garganta. De toda sorte, a cena
ficou de fora, e Boorman explicou a Reynolds que a cena não funcionaria porque
Jon, que no início da viagem simbolizava o homem mais civilizado,
tinha de descobrir dentro de si a coragem para subir a montanha e eliminar o
inimigo. Ele tinha de extrair solitariamente e de dentro de si a força para
vencer as trevas, e não apenas recebê-la "de mão beijada" de
Reynolds, conforme Boorman explicou. O diretor compreendia
a necessidade de dar a Voight a oportunidade de desenvolver seu personagem,
criar sua própria transformação pela via da performance. Falta a Seagal
o roteirista que lhe oferecerá a trama ideal para acomodar tamanha surpresa...
talvez seu melhor trabalho esteja por vir!
Com 90 minutos de
projeção, "Big Game" passa voando. Quanto maior a duração,
mais árduo se torna para a equipe cuidar de não perder o interesse do público. Meu
único reparo em relação a "Big Game" reside justamente na
questão do aproveitamento do tempo. Como em todos os outros aspectos - estilo, cuidado, fator de
entretenimento, simplicidade e doçura - "Big Game" deixa claro que
é "farinha do mesmo saco" que filmaços clássicos dos anos 80
& 90 ou lançamentos direto-para-DVD estilo "Skin Trade", eu
pensei em todos os outros atores que sempre tornam as produções similares tão
maravilhosas, e percebi que Jalmari Helander perdeu a oportunidade de esticar
um pouquinho sua obra, quem sabe em até meia hora, para usar o pessoal em questão. Creio que com 30 minutos a mais, se
Helander tivesse esquecido as constantes intromissões do Pentágono (que apenas retardam momentaneamente a marcha), deletado o ângulo da conspiração dentro da Casa Branca, e resumido o conflito à eterna luta entre Bem e Mal
(sintetizado pela inveja de Morris), teria um generoso espaço de tempo para
adicionar cenários e papéis mais relevantes onde astros consagrados dos filmes
de ação poderiam brilhar também. O elenco secundário é formado por atores talentosos vencedores ou indicados ao Oscar (Jim Broadbent e Felicity Huffman respectivamente), mas por que não usar o espaço melhor? Ou esquecê-los inteiramente, em favor de outro elenco secundário, composto por caras da ação, como Christopher Lambert e Dolph Lundgren? "Outlander
Guerreiro versus Predador" & "Big Game" não
possuem em comum apenas a qualidade de nostálgica ação & fantasia: a
utilização da natureza, fotografada em toda glória, também salta aos olhos como
uma das estrelas. Apesar de rodadas em lugares distintos ("Outlander" em Newfoundland, Canadá
e "Big Game" nos alpes bávaros), ambas as produções têm um
charme nórdico de Velho Mundo que as imbui de elegante frescor. "Big
Game" teria encontrado valiosa utilidade para o astro Ron Perlman, por exemplo, que
em "Outlander" interpretou
um guerreiro gigantesco munido de duas marretas, e, quem sabe, em "Big
Game", daria uma estupenda contribuição como, digamos, um pescador local
alcoólatra que se recolhe aos alpes para se suicidar, e acaba involuntariamente
se unindo a Presidente e menino para enfrentar os terroristas,
redescobrindo o amor à vida. Claro que o roteiro teria de oferecer mais set
pieces para viabilizar novas lutas entre o trio de heróis e os terroristas,
quem sabe combate mão a mão, Perlman munido com um tacape, um pedaço de pau ou
dois martelos gigantes, em lutas que provocariam inveja a "Conan, O
Bárbaro"! E mesmo que Samuel L. Jackson tenha nascido para interpretar o
papel do Presidente, vocês já imaginaram uma mulher presidente?! Os amigos
devem se recordar que Geena Davis já interpretou a Presidente nos Estados
Unidos na série de TV "Commander in
Chief", então não seria uma má ideia, uma mulher Presidente. Nesta
minha reimaginação de "Big Game", Jennifer Connelly seria a Presidente
dos Estados Unidos, e eu acho que assim como ocorreu a Samuel L. Jackson e Onni
Tommila, o desenvolvimento da amizade entre a Jennifer Connelly, uma mulher
adulta, e o garotinho, Onni Tommila, também renderia momentos comoventes
cheio de ternura, até porque, como mulher, ela seria movida por um instinto
materno em face da criança. E imaginem só o pôster do filme! Deem uma olhada aí na
foto do início do parágrafo, e procurem substituir mentalmente a imagem de Samuel L.
Jackson pela figura apoteótica e surreal da Jennifer Connelly, vestindo um
tailleur xadrez com shoulder pads, os cabelos desgrenhados, o rosto um
pouquinho encardido, descalça, segurado uma metralhadora, o molequinho ao lado
com o arco e flecha, Ron Perlman adicionado com a camisa rasgada, um choro de
êxtase & luta na cara e dois martelos gigantes nas mãos, os 3 lado a lado
como um time, uma enorme explosão próxima às montanhas como plano de fundo, e, em
cima do título "Big Game",
no cartaz, haveria apenas a frase "Jennifer Connelly é a Presidente dos
Estados Unidos"! Do jeito que foi realizado, todavia, "Big Game" se destaca entre os
outros filmes neste ano, e se vocês lhe derem uma chance, descobrirão como é
maravilhoso afastar o ceticismo demandado pelo dia a dia para se permitir encantar
por essa inofensiva fantasia, ainda mais especial pela facilidade com que nos cativa a
partir da amizade entre o Presidente William Alan & Oskari e as
mensagens positivas. É o que os americanos
costumam denominar de "the kindness of strangers", a generosidade de estranhos, gente com quem você esbarra por mera casualidade. Em um
momento de vulnerabilidade, em troca de absolutamente nada, vem de um
desconhecido a mão que te ajuda a se levantar. Ao conferir "Big Game", eu me senti igual a como
quando hoje vejo aqueles mesmos filmes que tanto me encantavam quando criança,
e ainda hoje me influenciam na minha muito limitada vontade de expressar as
ideias através da escrita. Assistir a aqueles filmes me devolvia a minha
inocência, a uma época mais simples e feliz de minha vida. Quando eu via a
Jennifer Connelly e Burt Reynolds, eu tinha 15 anos novamente. "Big Game" fará o mesmo para vocês!
Todos os direitos autorais reservados a Anchor Bay Entertainment. O uso do trailer é para efeito meramente ilustrativo da resenha.