Olá, pessoal. Nesta oportunidade, tecerei considerações sobre um filme de horror muito interessante, parte de minha coleção particular, que me pareceu bastante injustiçado na ocasião do lançamento. Trata-se de Imagens do Além, refilmagem de um excelente suspense tailandês chamado Espíritos. O filme tailandês, lançado em 2004, foi acolhido por críticas favoráveis e sucesso em seu país de origem. Como de se esperar, os norte-americanos compraram os direitos autorais para rodar a refilmagem, e o resultado foi Imagens do Além, lançado exatamente 4 anos mais tarde.
Tenho observado que refilmagens não são merecedoras da generosidade de resenhas especializadas. O diretor que pretende refilmar uma grande obra já começa a empreitada em desvantagem. É como se estivesse cometendo um sacrilégio, e todo o mundo estivesse a um passo de desabar sobre os seus ombros. A verdade é que uma vez que se esquece o paradigma da refilmagem, a questão resume-se a se o filme revisita a trama com uma eficiente abordagem ou não. Assim, há refilmagens interessantes, e outras não tanto. Existem refilmagens que são melhores do que os originais. Não há como negar que O Massacre da Serra Elétrica, o remake de 2003, é muito superior ao primeiro, dos anos 70. Mais polido, com melhores atuações e bons efeitos, eis um caso de refilmagem que veio a calhar.
Em outros casos, é possível que a refilmagem falhe diante do peso do legado do original, todavia isso não o torna obrigatoriamente uma produção medíocre. Este é o caso de Imagens do Além, um suspense que não está à altura da obra tailandesa, porém consegue oferecer um entretenimento de bom nível, alguns sustos, uma hora e meia de diversão sólida, nada mais. Neste sentido, recomendo aos leitores que procurem relevar as críticas negativas para dar uma oportunidade ao filme. Com o alcance do DVD, os filmes se tornaram bastante acessíveis, e é facílimo encontrar Imagens do Além em qualquer loja, por irrisórios R$ 13,00, em média. Por este preço, é uma ótima aquisição para a sua videoteca particular.
O filme começa na festa de casamento de seus dois personagens principais, Ben & Jane. Mal comemoram a festa de casamento, o casal se põe de mudança para Tóquio. O jovem Ben é um talentoso fotógrafo, que oferecerá o seu olhar elegante a uma firma japonesa de moda. Ele já esteve no Japão anteriormente, e agora regressará para trabalhar e morar, acompanhado pela esposa australiana. Seus dois melhores amigos, que há alguns anos foram tentar a sorte no Japão e prosperaram, os acolhem muito bem, e quando menos esperam, Ben e Jane estão vivendo uma nova, excitante existência em um país encantador e incomum.
O filme começa na festa de casamento de seus dois personagens principais, Ben & Jane. Mal comemoram a festa de casamento, o casal se põe de mudança para Tóquio. O jovem Ben é um talentoso fotógrafo, que oferecerá o seu olhar elegante a uma firma japonesa de moda. Ele já esteve no Japão anteriormente, e agora regressará para trabalhar e morar, acompanhado pela esposa australiana. Seus dois melhores amigos, que há alguns anos foram tentar a sorte no Japão e prosperaram, os acolhem muito bem, e quando menos esperam, Ben e Jane estão vivendo uma nova, excitante existência em um país encantador e incomum.
Sendo um filme de horror, é óbvio que logo após a mudança coisas sinistras passarão a afligir a paz do casal. As fotografias de Ben, quando reveladas, acusam a inexplicável presença de uma soturna figura feminina. Logo, a manifestação deixa de se restringir apenas a fotos, e invade o cotidiano do casal com aterrorizante força total. Há uma explicação para o mistério, e o diretor vai fornecendo as pistas cuidadosamente, alimentando o gradual interesse pela resolução do mistério.
Pontos importantes do enredo serão revelados, a partir de agora, então se você espera assistir a este DVD sem que tenha a trama escancarada, deixe de ler neste momento. Não custa a ficar perceptível que a presença feminina nas fotos remonta a um rosto do passado de Ben e dos dois melhores amigos. Ele, que sempre pareceu incorruptível em todos os sentidos, um cidadão acima de qualquer suspeita, guarda um segredo sórdido, causa de todo o seu tormento em Tóquio.
Acontece que em um passado recente, antes de se envolver com Jane, Ben conheceu uma moça carente e possessiva, quando de sua primeira passagem pelo Japão. O que era para ficar em um flerte incipiente acabou ganhando contornos mais graves, o que o intimidou, pois a garota realmente passou a não o deixar em paz. Quando o assedio começou a atrapalhar a vida de Ben, o fotógrafo pôs em movimento um plano urdido para afastá-la de vez. Sob o pretexto de querer fazer as pazes, Ben a convida a tomar alguns drinques. Ocorre que os seus dois amigos se encontram escondidos no quarto do hotel, e polvilham calmante na bebida, o que deixa a garota sonolenta. Ben tira fotografias de seus dois amigos a abraçando, forjando uma “farra”, colocando-a em uma situação potencialmente vexatória. A ideia gira em torno de garantir o silêncio da moça pela via da ameaça. Como a moça é filha de pais japoneses severos e tradicionais, Ben crê que o teor das fotos poderá intimidá-la e garantir que deixará de procurá-lo, sob a pena de revelar as imagens. O plano dá terrivelmente errado e termina em tragédia. Os amigos esperavam ter deixado o segredo para trás. Infelizmente, o vulto nas imagens nada mais é do que a vítima do horroroso segredo do trio, que voltou para reclamar suas vidas.
O problema de Imagens do Além deve-se à caracterização meio rasa de seus personagens, mais densos e bem escritos no original. No filme tailandês, ao final, você realmente acha que conheceu aquela turma, entendeu as suas escolhas, chegou a desenvolver empatia pelos mesmos, lamentar pelos seus trágicos destinos. A estória foi melhor amarrada, desenvolvida, e a resolução, mais satisfatória. Infelizmente, nesta refilmagem, sendo um filme de suspense mais breve, de uma hora e meia, o diretor não pôde esmiuçar os personagens, dar-lhes a profundidade que desejava, o que os tornou mais superficiais. No entanto, compensou a falha com as boas atuações do elenco – Joshua Jackson é muito talentoso, comanda o personagem com autoridade, oferece nuances que provam que Ben não é inteiramente íntegro, todavia tampouco completamente mau; os seus dois melhores amigos também são muito bem caracterizados – e com a fotografia deslumbrante. Tóquio emana exuberante vida na cinematografia de Katsumi Yanagijima (veterano diretor de fotografia de muitos clássicos, entre outros "Battle Royale"), que nos mostra quão caótica e encantadora uma das maiores metrópoles do mundo pode parecer a olhos desconhecedores, um lugar movido pela tecnologia de ponta, onde os cidadãos paradoxalmente sustentam, a todo custo, a cultura milenar e as tradições inquebrantáveis.
Imagens do Além oferece entretenimento rápido e alguns bons sustos, embrulhados por um pacote de belíssima forma, através da fotografia caprichosa e atuações comprometidas. Pelo preço, recomendo a compra do disco para a coleção particular. Não há como negar que é uma produção que não deixa uma impressão duradoura, todavia ao passo de que você pode afirmar que não revolucionou o gênero, como algo como Hellraiser, também pode dizer que nos remete aos velhos e bons filmes “Supercine” - suspense rápido e intrigante, que oferece uma hora e meia de diversão sem maiores compromissos. Por R$ 13,00, é uma ótima compra!
Todos os direitos autorais reservados a Twentieth Century Fox. O uso do trailer é para efeito meramente ilustrativo da resenha.