segunda-feira, 7 de abril de 2014

Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones, 2013) Se continuações raramente superam seus antecessores, este filme maravilhoso é motivo para celebração!Não percam!


Junho de 2012. Jesse Arista (Andrew Jacobs) está finalmente se graduando do Lincoln High School, em Oxnard, Califórnia, deixando família e amigos muito orgulhosos, cheios de esperanças para seu futuro. No discurso para os graduandos, o seu colega Oscar fala sobre o significado do momento: o começo de uma nova etapa, a concretização de sonhos individuais e a realização das expectativas que os familiares depositaram sobre seus ombros. Na saída da festa, Jesse tira fotos com a família e o melhor amigo, e dá um alô a Oscar e seu irmão Arturo, desejando-lhes um excitante e próspero verão. Jesse vive com o pai, a avó e a irmã. Também presente `a cerimônia de graduação, Hector (Jorge Diaz) prova-se o melhor e mais leal amigo. Eles moram no mesmo condomínio, um simpático conjunto de apartamentos, blocos habitacionais de dois andares na verdade, com uma pracinha de convivência ao centro, em um bairro essencialmente latino. Naquela mesma noite, a família e os amigos comemoram a graduação de Jesse, ocasião em que somos apresentados ao simpático, amoroso clã Arista: a avó Irma, uma bem humorada e maluca senhora obcecada por produtos inúteis de emagrecimentos, que se tornou praticamente amiga de todos os outros colegas de Jesse graças ao espírito jovial; o pai, um chefe de família batalhador que `a primeira vista parece durão e rígido, todavia assim o faz por reconhecer a importância do trabalho como o meio de se vencer as dificuldades da vida e desejar o melhor para o filho; a irmã Ivette, que apesar de viver implicando com o rapaz, sente-se orgulhosa e durante a festa lhe fala sobre o quanto aquele teria sido o melhor dia da vida da mãe, lamentavelmente já falecida; e o melhor e verdadeiro amigo Hector, um simplório e divertido garoto da mesma idade de Jesse, que também é o parceiro de travessuras. Marisol (Gabrielle Walsh), uma outra menina do condomínio por quem o protagonista nutre belo sentimento, também se junta `as festividades. Durante a comemoração, uma noite de muita salsa e música, Jesse e Hector falam sobre Ana, uma reclusa e misteriosa senhora que mora no andar de baixo, sob o apartamento da família Arista. Ana cobre as janelas com cortinas, e não interage com os demais condôminos. Jesse comenta que vez ou outra consegue escutá-la gemendo ou chorando, pelo duto de ventilação.

Com o dinheiro que ganha de presente do pai, Jesse compra uma câmera, e logo chama o amigo Hector para se juntar `as filmagens. Ele procura o amigo no serviço: Hector ganha um dinheirinho segurando cartazes e fazendo publicidade para uma oficina da região, nas calçadas. Ele mostra a filmadora para o amigo e, distraidamente, a dupla acaba capturando os membros de uma gangue local descendo do carro. Quando os delinquentes se aproximam e ordenam que Jesse entregue a câmera, os dois fogem correndo. O pobre Hector sujeita-se `as mais malucas ideias de Jesse, como se sentar em um balde, segurar a câmera e se jogar, tudo para filmar a descida pelos degraus à alta velocidade. É claro que Hector se esborracha todo.

Os dois escutam gritos vindos do apartamento de Ana. Hector e Jesse se assustam quando veem o apressado Oscar deixando o lugar com um semblante preocupado. Jesse procura conversar, mas Oscar o cumprimenta apenas de forma passageira, e trata de ir embora. Ana observa a tudo da porta, e depois volta para dentro. Hector acha o encontro esquisito, pergunta de onde Oscar e Ana se conhecem. Jesse não sabe dizer. Os amigos chegam `a cozinha quando vovó Irma está preparando algo para comer. Os meninos apanham a tequila do pai, certos de que a avó não vai dedurá-los. Até mesmo Irma toma duas doses, e fica um pouco "alta". Os três estão rindo e falando bobagens, quando escutam um barulho estranho vindo do andar inferior (o apartamento de Ana), semelhante a um barril sendo rolado. Jesse e Hector vão ao quarto do pai, de onde parte o duto de ventilação que dá direto na sala de Ana. Jesse sugere que desçam uma das câmeras pelo cabo HDMI ligado ao notebook, de modo a capturarem as imagens. Hector brinca dizendo que Ana deve estar bem no meio de algum encontro romântico. Enquanto Jesse vai ajustando a câmera, Hector acompanha as filmagens pelo notebook, e fica chocado com o que vê.

Há uma moça muito atraente, de pé e nua no meio da sala. Neste momento, a avó entra no quarto e os meninos tratam de expulsá-la imediatamente (Irma acha que estão vendo filmes imorais!). Ana aparece no enquadramento, igualmente despida (Hector brinca e diz, "Rapaz, até então eu estava interessado, mas agora que a Ana apareceu nua também, esqueça!"), e pinta um símbolo esquisito no abdômen da garota, com uma tinta vermelha. Um movimento mais desajeitado, e a câmera bate no duto, causando barulho e chamando a atenção das duas. Jesse imediatamente puxa o cabo. Mais tarde, discutem o ocorrido com Marisol, na lavanderia. Hector acha que Ana é uma cafetina, mas Jesse suspeita que a velha seja mesmo uma "bruja" (bruxa), assim como também creem os demais moradores do condomínio. Atrevidos, Jesse e Hector aprontam mais uma travessura para provocar a vizinha maluca. Eles pedem que Eber, um garotinho da vila, bata `a sua porta para importuná-la. Em sua ingenuidade, o molequinho de fato bate `a porta e a chama "Bruja, ei, bruja!". Jesse e Hector caem na gargalhada, bem no instante que Ana está voltando da feira. Furiosa, ela os xinga e ordena que se mandem dali. Os meninos caem fora, estourando de risadas. Naquela noite, resolvem acender um rasga latas sobre um depósito de lixo e filmar a experiência. Hector acende o pavio, mas o fogo de artifício não explode. Subitamente, um grande volume cai pesadamente sobre o depósito de lixo: é Oscar, que saltou de uma janela de um apartamento do condomínio. O rapaz sai correndo, apavorado, e os dois ficam olhando, atônitos. Em seguida, o rasga latas explode, dando-lhes o segundo grande susto da noite.

Uma comoção muito grande logo toma conta do quarteirão. Carros de polícia param em frente`a vila, e um helicóptero chega a sobrevoar o bloco com um canhão de luz. Ana foi encontrada morta dentro do apartamento. O pessoal da perícia aparece para remover o corpo. Jesse e Hector assistem a tudo com terror, e acham a situação muito misteriosa e esquisita. Quando Oscar saltou sobre o depósito, é porque pulou de uma das janelas, possivelmente a do apartamento de Ana, o que o colocaria na cena do crime. Na manhã seguinte, os dois comentam o que viram com Marisol. Jesse não compreende por que Oscar teria matado a velha: o cara se formou com louvor e foi orador da turma!Marisol pergunta se a dupla contou o que viu `a polícia, mas Jesse sabe melhor. O irmão de Oscar, Arturo, é o chefe da gangue da rua 805, e ele não quer antagonizar bandidos perigosos.

Fumando escondidos na sala de estar, um dos garotos surge com a ideia de entrarem no apartamento da bruxa. Mesmo isolado por cordões de polícia, os meninos são ousados o suficiente para entrar pelo outro lado, por uma janela menor. O interior do apartamento, agora abandonado, parece assustador. Eles chegam a encontrar um berço com uma boneca em meio a lençóis, o que os deixa alarmados. Dentro de um armário, examinam caixas onde foram guardadas muitas fitas de vídeo. Uma dela traz a etiqueta "Katie e Kristi, 1988" (uma alusão `as personagens principais da franquia). Escrita na parede, a frase desconexa "Ele vive". Jesse e Hector entendem que não se trata de tinta vermelha, mas de sangue. Antes de partir, Jesse tem a atenção capturada por um misterioso diário, que resolve levar consigo, para examinar mais tarde. No caminho para a saída, Jesse e Hector se deparam com Arturo. O gângster lhes avisa que o irmão não teve nada a ver com a morte de Ana, e que estão tentando incriminá-lo. 

Os garotos levam o diário a Marisol, e a leitura do mesmo prova que se trata de uma coletânea de encantamentos, através dos quais se abriria uma passagem para "lugares profanos". Há um passo-a-passo para se abrir o referido portal. Jesse e os amigos concluem que quando filmaram a garota na sala de Ana, o que a velha procurava fazer era forjar o portal. Eles não imaginam o problema que conseguirão para suas vidas ao concordar em tentar "contatar" a entidade sobrenatural envolvida naquele lance de portais. Inocentes, compram um espelho, que será utilizado na "invocação" como meio para a passagem da entidade. Os três escapulam de seus apartamentos tarde da noite para realizar o ritual na igreja do bloco.

Inicialmente, após proferirem os passes, nada parece acontecer. Hector se cansa daquilo e vai embora. Depois que o amigo se vai, Jesse e Marisol escutam batidas vindo dos banheiros. Eles pensam que se trata de Hector, mas não há ninguém por ali. Depois de checarem as cabines e se certificarem que não há pessoa alguma, Jesse e Marisol se assustam quando uma nova forte pancada vem de dentro da cabine vazia. Os dois fogem em disparada. Hector acorda Jesse na manhã seguinte. Ele faz um desenho imoral com uma caneta porosa no rosto do rapaz, e Jesse não suspeita de coisa alguma!O rapaz diz que teve um estranho sonho na noite anterior, com uma porção de mulheres em uma fazenda. Ao comentário de Hector que o chama de sortudo, Jesse explica melhor, "Não, nada disso, era um monte de mulheres velhas". Hector vê sangue no lençol do amigo, e Jesse percebe que em seu antebraço há uma marca semelhante a uma dentada.

Jesse cuida de um cachorrinho chamado Chavo, que vemos ao longo do filme, um pequinês engraçadinho, o xodó da família. Em um primeiro sinal de que uma presença maligna se insinua na sua vida, quando Chavo o encontra na sala naquela manhã, começa a rosnar, e quando o mestre procura acariciá-lo, sai correndo, latindo. Ao invés de uma tábua Ouija, Jesse, Hector e Marisol estabelecem contato com a entidade através de um daqueles antigos brinquedos eletrônicos de memória, o "Genius". Eles percebem que ao fazer perguntas `a entidade, a mesma responde "Sim" com a luz verde, e "Não" com a vermelha. O grupo começa com perguntas tolas e engraçadas, e as respostas são perfeitas. Quando a avó os vê mexendo com o brinquedo, desliga o aparelho e o leva consigo, dizendo que é "do mal". Naquela mesma noite, mais tarde, Jesse desperta com o som de passos vindos do lado de fora do apartamento. Na sala, encontra Chavo, rosnando, mirando a porta. Ao abri-la para averiguar as escadas e a pracinha da vila, não encontra ninguém. Logo depois, o pai chega do trabalho, e Jesse lhe pergunta se havia alguém do lado de fora. O pai diz que não viu ninguém.

No dia seguinte, vemos Jesse, Hector e Marisol passeando pelo bairro, Hector devorando um chili, prato típico da comunidade, e pagando o preço pelo exagero na pimenta, quando a boca começa a arder e não há água por perto!Jesse confidencia com os amigos que desde que inventaram de prosseguir com o ritual, tem se sentido assediado por uma presença que o observa. Ao voltar para casa, Jesse encontra a supersticiosa avó derramando vinagre em todos os cômodos, para afastar os maus espíritos, enquanto o pai e a irmã acham que Irma está ficando maluca.

Hector e Jesse vão jogar basquete na quadra do bloco, e quando a noite cai, preparam-se para deixar o centro comunitário. Jesse se agacha para apanhar uma latinha da máquina de refrigerante, quando dois membros da gangue chegam para ameaçar os dois garotos. Eles são atacados pelos delinquentes, mas então os valentões são atirados ao ar por alguma força invisível, como se fossem bonecos de pano, na verdade a entidade que passou a assediar Jesse. Os meninos registram as impressionantes cenas e mais tarde as mostram para Marisol. Jesse consulta o "Genius" por uma segunda vez. Pergunta ao brinquedo se foi a entidade quem castigou os caras da quadra de basquete, e como resposta, a luz verde, o "Sim", aviva. Quando pergunta se a entidade é seu anjo da guarda, a luz vermelha sinaliza "Não". Ao ser indagada sobre se é um espírito do Bem, não dá resposta alguma.

Jesse mostra a Hector os superpoderes que o espírito parece ter lhe dado. Ele cai para trás, porém uma força sobrenatural o suspende no ar. Hector fica maluco, e ainda não viu nada!Jesse sobe em uma cadeira e novamente lança-se para trás, sendo novamente amparado por uma força invisível. O divertido amigo procura fazer a mesma coisa, mas não é segurado por entidade alguma, e desaba com tudo, de costas para o chão. Em uma manifestação fantástica de poder, Jesse corre com o skate, dá um salto que o leva às alturas, cai sobre o corrimão das escadas do prédio e sai deslizando ao longo do mesmo, como em uma cena de "De Volta para o Futuro 2", como se o seu skate fosse capaz de voar. Simultaneamente, consegue encher um colchão inflável em um sopro, em menos de um segundo. Os meninos põem os vídeos das proezas no Youtube, e não demoram a conquistar mais de quatrocentas visualizações, atraindo até mesmo comentários de céticos, que atribuem as fantásticas proezas a efeitos especiais.

Cheio de si, Jesse pega o carro do pai emprestado, e parte com Hector para uma festa na quadra. Jesse pede um beijo no rosto para uma garota cuja beleza lhe chama a atenção, e quando ela vai lhe dar, engana-a e a beija na boca. Hector também tem sucesso ao "queixar" a outra amiga, e logo o quarteto está deixando a festa para aproveitar o restante da noite a sós. Quando voltam ao condomínio, Jesse sugere que entrem no apartamento de Ana, onde terão toda a privacidade para namorar. Hector avisa que a velha que morava ali foi assassinada, mas as meninas parecem tão bêbadas que não poderiam se importar menos!Jesse está se abraçando com a nova amiga no chão da sala, mas se toca de que não trouxe o preservativo. Ele se escusa para buscá-lo, deixando-a momentaneamente sozinha. Enquanto espera por Jesse, a jovem dá por um barulho esquisito logo abaixo do piso. Sob o tapete, há um fundo falso, que dá para um porão. Quando a moça abre o alçapão, é agarrada por uma mão. Ela consegue se desvencilhar, mas, aterrorizada, sai correndo, e chama a amiga. Quem a agarrou foi Oscar: o rapaz vinha se escondendo dentro do porão do apartamento de Ana!Ele deixa o esconderijo e desaparece do enquadramento da câmera.

Jesse retorna com o preservativo, mas não há sinal da namorada. É quando é surpreendido por Oscar. O rapaz parece possuído e delirante, os olhos injetados de preto, os braços cheios de dentadas. Oscar diz que assim como ele, Jesse agora também foi marcado. Ele explica que matou Ana por tê-lo amaldiçoado desde o nascimento. Oscar deixa o apartamento correndo, causando a comoção que chama a atenção de Hector, naquele instante retornando ao apartamento. Ele se depara com as meninas fugindo aos gritos, e em seguida Oscar, vindo logo atrás. Hector atravessa a rua, os dois ainda as veem ao longe. Não há mais sinal de Oscar. Quando Hector grita do outro lado da calçada, para Jesse, e pergunta onde Oscar se meteu, o seu corpo subitamente despenca de uma enorme altura, bem sobre o capô de um carro parado ao lado do meio-fio. Oscar morre instantaneamente. Jesse convence os amigos a retornarem ao apartamento de Ana para vasculharem o porão secreto. Eles ficam chocado com a descoberta, o porão totalmente sombrio cheio de apanhadores de sonhos por todos os lados e fotos da mãe de Jesse, grávida, ao lado de Ana, que afinal de contas foi a sua parteira, e de uma terceira mulher loira, chamada "Lois" (a avó de Katie e Kristi, do primeiro filme, Lois aparece em "Atividade Paranormal 3", como a matriarca de uma seita de bruxas que costuma raptar os filhos primogênitos para oferecê-los a uma entidade demoníaca em troca de favores). As fotos datam de 1994, o ano de seu nascimento. Há retratos de outros jovens, inclusive do próprio Oscar. Grafados nas tábuas, esquisitos símbolos pagãos de bruxaria. Enquanto se encontram no porão, escutam passos sobre as tábuas do piso. Eles se escondem, para não serem descobertos. Depois, pela pequena fresta que abrem no alçapão, enxergam uma jovem mulher de costas, abrindo a porta e partindo.

Jesse e a turma levam as descobertas à família, inclusive a foto de Ana com a mãe, durante os últimos meses da gestação. O pai não lhe dá muito crédito. Uma vez que a mãe de Jesse morreu no parto, ele passa a suspeitar que a parteira tem responsabilidade pela tragédia. Coisas estranhas continuam a acontecer a Jesse, que parece estar se transformando. Ele tira fios de cabelo dos olhos, e as luzes do banheiro começam a falhar diante de sua presença. Jesse e Marisol procuram por Arturo. Arturo é mais velho do que Oscar, então a premissa de um convento de bruxas praticando rituais em mulheres grávidas para "amarrar" os primogênitos parece não se aplicar ao caso de Oscar. Ocorre, Arturo explica, que Oscar havia sido adotado, ou seja, não era seu irmão natural. Para a mãe biológica, Oscar era de fato o primogênito. Arturo lhes conta sobre o lento processo de transformação de Oscar, que no começo da possessão passou a se barricar dentro do próprio quarto. Há uma porção de recortes estranhos nas paredes, materiais sobre crianças misteriosamente desaparecidas ao longo dos anos na vizinha cidade de Carlsbad, o que confere com a história do convento de bruxas à caça de crianças primogênitas para oferendas. Uma pequena nota onde há um nome e telefone rabiscados chama a atenção de Hector, que dobra o papel e o guarda no bolso.

O comportamento de Jesse se transforma. Em um supermercado, tem uma crise de ciúmes ao ver Marisol conversando com um colega de sala, e quando o dono do estabelecimento vai reclamar, toma o bastão e ameaça agredi-lo. Jesse diz que não se sente mais no controle. Ele volta ao "Genius", e pergunta se a coisa deseja alguma coisa sua. A entidade sinaliza que sim com a luz verde, e quando o garoto exige que o deixe em paz, responde com a vermelha. Naquela noite, Jesse escuta os ganidos de Chavo pelo duto de ventilação, e desce ao apartamento de Ana para recuperar o cãozinho, que pensa ter descido pela escada. Jesse deixa a câmera no chão e desce pelo alçapão (a câmera captura a silhueta de uma mulher o observando da porta). Chavo não está ali dentro, mas sim duas crianças de aparência sinistra. Ele tenta sair correndo, mas se atrapalha quando as luzes se apagam. Uma voz lhe diz "Ele está pronto para você", e o ataca de supetão. Jesse desmaia.

Na manhã seguinte, quando Hector procura por Jesse, o encontra em transe. Jesse começa a exibir sinais de possessão. Ele destrata o amigo, e menospreza o valor de sua amizade. Humilhado, Hector procura por Marisol, que também diz que Jesse a ignorou. Hector liga para o número no papel, e combina um encontro no parque com Ali Rey (a filha sobrevivente do filme "Atividade Paranormal 2", que traz informações valiosas). Quando lhe apresentam uma foto com os rabiscos esquisitos encontrados no porão, Ali lhes avisa que se trata do símbolo das "parteiras", o clã de bruxas que marca os bebês ainda nos úteros de suas mães com desenhos à sangue, e então esperam que cresçam o suficiente para finalmente serem arrebatados pelo demônio. Ela diz que a possessão é como uma infecção. Jesse está tentando combatê-la, sem sucesso. O inevitável fim para os marcados é um ritual a ser conduzido pelas bruxas, quando são definitivamente "substituídos" pela entidade do Mal.

Hector e Marisol visitam o apartamento de Jesse. Eles o veem fazendo uma brincadeira de mau gosto com Chavo, suspendendo-o no ar como se o bichinho fosse uma pena. Ele não machuca o animal, mas parece evidente que Chavo não está gostando, e Marisol e Hector pedem para que pare com aquela brincadeira estúpida. Os amigos acompanham a avó Irma a uma consulta a uma casa de orações, onde o sacerdote lhes orienta a realizar uma prece para Jesse, em uma tentativa de afugentar o demônio. Marisol, Hector e Irma convencem o cismado Jesse a participar da oração, todavia no meio da reza, o rapaz manifesta a possessão. A energia elétrica começa a oscilar e Jesse flutua no meio da sala, atirando móveis por todos os lados. Depois da incrível manifestação de poder, entra em um estado de inconsciência. Na manhã seguinte, Hector encontra Irma aos pés da escada, após uma queda aparentemente acidental, e Jesse em cima, assistindo à cena com um olhar diabólico. Hector e Marisol ligam para o 911, e Irma é levada a tempo para a UTI. Ivette e o pai de Jesse não fazem ideia de onde o rapaz se meteu, mas não têm muito tempo para pensar a respeito, pois precisam acompanhar a evolução do estado de saúde da idosa. 

Marisol crê que o rapaz deva se encontrar na casa indicada por Ali Rey, onde as bruxas praticam os rituais para a possessão definitiva. Hector e Marisol apanham o carro e dirigem para a vizinhança onde o suposto ritual se dará, mas a bateria falha misteriosamente, deixando-os presos a um beco escuro. Inesperadamente, Jesse surge e os ataca com violência. Ele golpeia a janela até quebrar o vidro, e arranca Hector da direção sem muito esforço. Hector teria sido morto, não fosse por Marisol, que chega por trás e o nocauteia com um cano. Os dois amigos o põem dentro do carro e partem em direção ao hospital mais próximo. Em um cruzamento, uma picape colide violentamente com o carro, deixando Hector e Marisol fora de ação. As pessoas dentro da picape descem rapidamente e resgatam Jesse, partindo com o rapaz enquanto os amigos assistem a tudo impotentes e desesperados.

Eles recorrem à ajuda de Arturo, que se arma até os dentes, com o suporte de Santo, um de seus capangas. Os quatro partem para a residência que identificamos como a casa exibida em "Atividade Paranormal 3", o antro das bruxas. Eles entram pelo jardim, e à primeira vista não parece haver ninguém por perto. Então, são surpreendidos por um monte de mulheres vestidas de preto, que partem para cima, armadas de facas. Arturo e Santo derrubam duas delas com tiros de escopetas, mas logo são dominados. Hector consegue se albergar dentro da casa. A caminho para dentro, encontra Jesse desacordado na soleira, e o puxa junto. Pela janela, vê as assustadoras bruxas se avolumando do lado de fora, preparando-se para invadir. Hector se distrai por um segundo - é o que basta para Marisol desaparecer. Ele chama por Marisol, até que o corpo da garota é arremessado através de uma janela, para dentro. Em seguida, uma bruxa horrorosa, que parece ser a líder espiritual das demais feiticeiras, aparece do nada, entoando uma cantiga em língua desconhecida. 

Explorando os muito corredores da casa, Hector acaba por encontrar Jesse em uma das salas. O rapaz avança contra Hector, que encontra tempo para subir as escadas e se trancar em um quarto. Inicialmente em um tom suave e familiar, Jesse pede para que o amigo abra a porta, pois não irá machucá-lo. Hector reluta, e o furioso Jesse a põe abaixo na base da violência. Hector não tem como evitar a investida de Jesse, que o arrebata com uma fúria tal que o deixa momentaneamente inconsciente. Quando Hector acorda, se dá conta de que se encontra em uma outra casa, o que parece inexplicável. Não entende ainda que conforme os ritos de magia descritos no diário, um portal para lugares profanos foi aberto, e tanto Hector quanto Jesse o atravessaram rumo a um outro espaço, a uma outra época. Apavorado, Hector enxerga uma moça descendo silenciosamente as escadas da nova casa, e ao abordá-la para perguntar o que se sucedeu, vemos que se trata da Katie do primeiro filme. O portal os levou de 2012 ao ano de 2006, quando se sucederam os acontecimentos mostrados no filme original - Katie possuída, gritando por ajuda, então Micah descendo as escadas para socorrê-la, apenas para ser brutalmente assassinado pela noiva. No primeiro filme, tal cena jamais é exibida com clareza, porém desta vez, o diretor nos leva ao exato momento, mostrando o que aconteceu naquela noite. Hector assiste a Katie assassinando o companheiro, e ao empreender fuga, é agarrado por Jesse, agora já na forma de demônio, no último estágio de possessão. A câmera cai no chão, e quem a recupera é a bruxa madrinha do convento, Lois, responsável por toda a maldição que aflige os "marcados" uma vez que completam dezoito anos de idade.

Surpreendente continuação de uma das franquias de horror de maior sucesso da história do cinema, recaiu sobre "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" a ingrata missão de revitalizar uma ideia que vinha dando sinais de cansaço. O filme cumpriu o seu objetivo com louvor!Pouquíssimas vezes, uma sequência honrou as ideias ou temas propostos pela fonte original, e ainda mais dificilmente, superou o antecessor. Posso citar "Hellraiser", a obra prima de Clive Barker, que deu origem a "Hellbound: Hellraiser II", em todos os sentidos um triunfo. Desconsiderando-se o exemplo acima, não me ocorre nenhum outro filme, e portanto, "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" é motivo de celebração. Ao invés de caírem na armadilha de rodar um novo filme de maneira linear, os produtores resolveram ambientar a trama em um meio completamente diferente, ao mesmo tempo respeitando a mitologia exaustivamente desenvolvida ao longo dos quatro anteriores. O enorme sucesso da franquia muito deve ao seu apelo nos países latinos e, assim, nada mais justo do que realocar o enredo para uma comunidade onde a religiosidade e a crença em Deus são, felizmente, elementos tão predominantes em suas vidas.

Tomando como ponto de partida a premissa ventilada no terceiro filme da série (a de um convento secreto de bruxas dedicado à adoração de uma Entidade demoníaca), o diretor Christopher Landon constrói com muita habilidade este suspense sempre empolgante e muito bem humorado, apoiado em um roteiro que costura as pistas de sua trama aos poucos, e em performances inesquecíveis de um elenco formado por jovens e talentosos rostos, de quem ainda escutaremos muito nos anos por vir. Apesar de a grande atração caber ao misterioso e onipresente ser invisível, a inserção do convento como a força motriz responsável pela manifestação é uma bem vinda sacada. Há muito, produções de horror não exploram bruxas como forças maquiavélicas, e conforme Rob Zombie demonstrou habilidosamente com "The Lords of Salem", a depender da execução, feiticeiras podem sim ser presenças absolutamente aterrorizantes!

No filme de Zombie, a mera sugestão da presença de bruxas foi a massa a partir da qual o diretor modelou uma trama psicologicamente perturbadora. As suas "Senhoras de Salem" aparecem em flashbacks, porém o eco de suas mortes na fogueira e a influência maléfica de suas ideias subversivas reverberam no enriquecido e curioso imaginário visual de Zombie, um ousado artista que carrega nas tintas, obviamente inspiradas nas cores, texturas e extravagâncias do britânico Ken Russell (cujo maior momento foi o fantástico "Women in Love", de 1969, com Glenda Jackson e Oliver Reed) e o italiano Dario Argento. O diretor Landon não imprime a mesma agressividade ao seu "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" (o filme de Zombie é n vezes mais atrevido e bizarro, perfilhado de cenas muito explícitas de nudez feminina, por exemplo), todavia, ainda assim, tira proveito da sacada e, ao final, traz um "monstro" tão ou talvez mais assustador do que a presença invisível, na forma das misteriosas mulheres metidas em vestidos pretos que se jogam a Marisol, Hector e Arturo como os zumbis dos filmes de George Romero.

Enquanto aos quatro filmes anteriores foram impostas limitações em razão de ambientações  internas, "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" move-se a uma velocidade mais cinética. Pelas câmeras manejadas por Jesse e Hector, somos levados a uma variedade de cenários - o simpático condomínio, o bairro latino, a religiosidade da igrejinha, a quadra de basquete, o centro comercial de Oxnard, a high school - e a movimentação não apenas permite que o diretor explore uma porção de possibilidades como garante que o filme jamais perca o pique. "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" faz sentir-se "mais filme", "mais espetáculo", ao contrário dos anteriores, que reduzidos a ambientações exclusivamente internas pareceram mais experimentais.

Se é a soma de detalhes que se traduz ou não em sucesso, e "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" já é um dos filmes imperdíveis do ano. O diretor Christopher Landon merece aplausos por ter cuidado tão bem das pequenas peças, dos detalhes aos quais me refiro, somados para compor a ambientação perfeita para essa história de bruxaria e possessão. O olhar do cineasta à comunidade latina jamais beira o clichê, e parece bastante autêntico, trazendo todas as facetas da vida dessa gente tão vivaz e calorosa que busca o "sonho americano" em um país que tende a relegar os imigrantes às margens de seus projetos. Essa receita - a adição de um elemento exógeno a uma cultura diferente da sua - já foi explorada em suspenses anteriores, com muito êxito. Aconteceu, por exemplo, com "Straw Dogs", de 1971, de Sam Peckinpah, sobre um professor de matemática pacifista que se muda com a esposa britânica para a cidadezinha do interior onde a mulher nasceu, na Inglaterra, e se torna alvo de toda sorte de zombaria por parte dos hooligans locais. Desdenhado pela esposa e desrespeitado pelos valentões, é quando acolhe um doente mental dentro de casa que finalmente traça os próprios limites. Os hooligans batem à porta do professor "fracote" vivido por Dustin Hoffman exigindo que lhes entregue o doente mental para linchamento, e Hoffman se nega a obedecer. É quando o professor de matemática finalmente põe as mãos no rifle e resolve lutar como um cão feroz que redescobre a própria masculinidade, reparando a honra, destruindo os membros da gangue que o tomaram como fraco e desprezando a esposa ao final. Quem conhece o interior da Grã-Bretanha, quem já andou não apenas  por Londres, mas pelo "interiorzão", dará crédito `a veracidade com que Peckinpah, ironicamente um norte-americano, trata o material: os seus pubs, os moradores locais, a sexualidade latente e reprimida e a hostilidade contida nos olhares, o ressentimento dedicado a todo elemento que "não pertence" a aquele meio. Em "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal", o "invasor" é a entidade demoníaca que desencadeia a série de eventos até o aterrorizante final, e a comunidade latina, o meio, o contexto em que se dá todo o horror. Visto pelas impressões de uma cultura cujos traços permanecem ligados à religiosidade e superstição, o Horror em "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" é significativamente mais rico e palpitante. Emprestando energia e cor à produção, os seus atores principais, na maioria desconhecidos e iniciantes, esbanjam o carisma com que muitos veteranos apenas sonham. As performances desse pessoal tocarão a todos que se recordam com saudosismo de seus dezessete, dezoito anos, quando tudo na vida ainda estava por vir, tudo era o futuro, "O que farei da minha vida, onde estarei daqui a dez, vinte anos", e o mundo parecia resumir-se ao pequeno vale onde nascemos. Andrew Jacobs, que aqui lembra um jovem Benjamin Bratt, interpreta o protagonista, um rapaz correto e de bem com a vida que se vê às voltas com o mistério que lentamente vai corroendo o seu dia a dia. Jorge Diaz é Hector, o atrapalhado e leal melhor amigo que junto a Jesse mete-se desavisadamente em todas as frias, mas intenciona bem e está sempre disposto a lhe estender a mão. Gabrielle Walsh interpreta Marisol, e para entender o seu papel nessa história de rito de passagem, basta que os amigos procurem se recordar de suas primeiras grandes paixões dos tempos de colégio. O mesmo acontece aqui, com o poder mágico da mocinha sobre o protagonista, que pela garota dedica os mais belos e cristalinos sentimentos. Renee Victor equilibra as tonalidades mais sombrias da trama com a sua invejável vitalidade, vivacidade e bom humor. Quantos de nós podemos dizer que tivemos uma avó tão extravagante e maneira?São os desempenhos afinadíssimos dessa gente talentosa que viabilizam a identificação instantânea com os personagens e seus respectivos dilemas, em um envolvimento emocional que os anteriores da série não conseguiram produzir. Mesmo pela via do bom humor, a continuação se destaca entre os antecessores. O fato de a história envolver elementos tão sombrios não impediu o diretor de criar algumas cenas muito engraçadas, válido contraponto à toda a tensão, uma maneira excelente de se recuperar o fôlego ao longo dessa jornada muito sinistra e imprevisível. "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" é, desde já, um dos grandes filmes de horror de 2014, e olhe que ainda temos muito para ver - "Under the Skin" não demora a estrear, e "The Purge 2: Anarchy" deve estar chegando aos cinemas no segundo semestre. Para quem ainda não o viu, colocá-lo desde já no panteão dos melhores pode parecer prematuro, mas acreditem, "Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal" é mesmo bom assim!

Todos os direitos autorais reservados a Paramount Pictures. O uso do trailer é para efeito meramente ilustrativo da resenha.